Blumenau é considerada cidade inteligente aponta Focus

Blumenau é considerada cidade inteligente aponta Focus

Foto: CMC

Blumenau atingiu a 16ª posição no ranking brasileiro das cidades inteligentes, além disso, entre as cidades mais bem classificadas da região Sul, o município está na quarta posição.
A partir deste cenário, o Projeto Focus realizou sua pesquisa 2021/2 com o tema “Blumenau: Cidade inteligente na perspectiva do cidadão”.
 
A pesquisa teve como foco os seguintes objetivos: coletar opiniões dos blumenauenses sobre as prioridades que devem ser estabelecidas pelo governo municipal para consolidar Blumenau como uma cidade inteligente; analisar os hábitos de comportamento dos residentes de uma cidade inteligente a partir da pandemia de 2020. 
 
A pesquisa foi respondida entre os dias 1º de junho e 18 de agosto de 2021, por 376 entrevistados, de diferentes classes sociais, níveis de instrução e regiões de moradia. O questionário composto unicamente por respostas fechadas na plataforma Google Forms, foi compartilhado eletronicamente, principalmente pelo WhatsApp, e possui margem de erro de 5,1% e confiabilidade de 95%.
 
Sobre o ranking
 
7ª edição do ranking brasileiro de cidades inteligentes, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, empresas responsáveis pelo Conect Smart Cities and Mobility. O ranking considera todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, e tem como objetivo, apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com seus 75 indicadores.
 
O conceito de cidade inteligente entende que o desenvolvimento só é atingido quando os diversos agentes do município, públicos e privados, compreendem o poder de conectividade entre todos os setores, atuando de forma integrada.
 
Sobre o Projeto Focus
 
O Projeto Focus é um projeto de extensão da FURB – Universidade Regional de Blumenau realizado desde 2003 de forma ininterrupta. Tem como objetivo aprofundar a relação dialógica incorporando a extensão às práticas de ensino e pesquisa dos cursos da FURB, diretamente envolvidos na sua realização.
 
Na edição 2021/2, envolveram-se na pesquisa o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd), os cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Administração, bolsistas de extensão vinculados ao Uniedu e bolsistas de pesquisa PIBIC/CNPq. 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal