ITCP/FURB assina convênio para criação de três cooperativas de reciclagem em Blumenau

ITCP/FURB assina convênio para criação de três cooperativas de reciclagem em Blumenau

Foto: Leo Laps

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da FURB assinou na tarde desta quinta-feira, na reitoria, um convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para a implementação de três cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos em Blumenau.
 
O projeto, aprovado em novembro de 2012 pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), deve beneficiar cerca de 250 famílias em situação de vulnerabilidade social, tirando da informalidade e capacitando pelo menos 120 catadores na cidade.
 
“As políticas públicas precisam cada vez mais da integração de setores, como este projeto propõe, com a universidade assumindo o papel de prestar assessoria técnica aos órgãos públicos envolvidos”, afirmou a coordenadora do ITCP/FURB, Lorena de Fátima Prim (na foto, à esquerda, com o reitor João Natel).
 
A incubadora, um projeto de extensão da universidade com 13 anos de história, já trabalha há muitos anos com a Reciblu, associação de catadores localizada no Salto do Norte, e que deve ser elevada à categoria de cooperativa – outras duas, na Velha e no Garcia, devem ser desenvolvidas do zero.
 
O gerente de resíduos sólidos do Samae, João Carlos Franceschi, acredita que o convênio vai permitir que Blumenau atinja, até agosto de 2014, a meta instituída em 2010 pela Lei Nacional de Resíduos Sólidos de reciclar 20% do lixo produzido no município, cerca de 1,5 mil toneladas por mês. “Com isso devemos gerar cerca de R$ 450 mil mensais para essas cooperativas, além de a prefeitura economizar os R$ 180 mil que gasta, hoje, para enviar este lixo para um aterro sanitário em Brusque”, avaliou.