Modelagem Matemática na Educação do Campo é tema de dissertação de Mestrado

Modelagem Matemática na Educação do Campo é tema de dissertação de Mestrado

Foto: Guillaume Riesen/Creative Commons

Propor atividades pedagógicas que permitam conectar saberes matemáticos com a cultura local de um grupo de estudantes de uma escola rural em São Miguel do Iguaçu (PR) é o objetivo da dissertação que a mestranda Cleonice Ricardi Nunes Feyh defende nesta segunda-feira (7/10), às 10h, na sala R-129 (Câmpus 1), pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB. Em “Modelagem Matemática na Educação do Campo: uma aproximação entre conhecimentos matemáticos e saberes locais”, a docente do ensino básico se baseia na abordagem teórica desenvolvida pela professora doutora da FURB Maria Salett Biembengut, que orientou o trabalho.
 
Feyh primeiramente realizou um mapeamento educacional das pesquisas mais recentes em Modelagem Matemática e Etnomatemática. Preparou materiais pedagógicos e os aplicou em sala de aula durante o segundo semestre de 2012, realizando registros através de fotografias, vídeos e relatos dos alunos. “Os resultados da pesquisa apontam que a Modelagem Matemática na Educação do Campo permite conexões entre os saberes matemáticos e a cultural local, dando sentido aos processos pedagógicos e dinamismo ao currículo das escolas do campo”, conclui a mestranda no resumo da dissertação.
 
Método
Modelagem Matemática é um método de ensino com pesquisa, que parte de questões formuladas a partir de outras áreas de conhecimento para utilizar aplicações matemáticas – trazendo sentidos mais práticos da disciplina para os alunos. Biembengut pesquisa o método desde os anos de 1980, e hoje é referência mundial sobre o assunto. Recentemente, inclusive, a FURB organizou uma conferência internacional sobre Modelagem Matemática em Blumenau, trazendo pesquisadores de todo o globo para a cidade.