Alunos do Direito e PROEP participam de congresso internacional sobre Terceira Idade

Alunos do Direito e PROEP participam de congresso internacional sobre Terceira Idade

Foto: Divulgação

O curso de Direito e o Programa de Educação Permanente (Proep) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) tiveram participação de destaque no Congresso Internacional da Associação Brasileira das Universidades Abertas à Terceira Idade (Abrunati), que aconteceu entre 29 de setembro e 2 de outubro em Foz do Iguaçu (PR). Com a temática “O Envelhecimento Humano no Contexto Social: cenários e desafios”, o encontro reuniu 1,3 mil estudantes de universidades latino-americanas.
 
Além do Congresso Internacional, a FURB participou também do 13º Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e do 12º Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. Coordenados pelo professor Roberto Diniz Saut (na foto), oito acadêmicos do Direito e também Roberval A. Barbosa, do PROEP, apresentaram quatro artigos científicos versando sobre “Projeto Direitos Fundamentais e Cidadania”, “O Papel da Pessoa Idosa no Espaço Familiar”, “Direito ao Respeito e à Dignidade da Pessoa Idosa”, e “Cidadania Idosa e Convivência Comunitária”.
 
A tônica do Congresso Internacional girou sobre o que o Grupo de Estudos do Idoso do Projeto Direitos Fundamentais e Cidadania da FURB debateu a respeito dos Direitos do Idoso: o diálogo das gerações. Por isto, a participação da universidade blumenauense no evento destacou-se como interpretação e atividade na nova modalidade do envelhecimento com dignidade.   
 
Integraram a comitiva vencedora dos quatro artigos, representando o grupo de estudos da FURB, com sucesso motivador de participação nessa política nacional do diálogo entre idosos e jovens, os estudantes de Direito Tarline A. Votri, Thiago R. Burckhart, Luiza S. Weise, Larissa A. Maahs, Adriéli Minatti, Jelsilene A. Nardelli, Larissa Voltolini, Marina Bartel. A participação exitosa da FURB contou com o empenho dos estudantes de Direito e sua integração comprometida com oficinas sobre artigo científico, trabalhadas pela Professora Marlene Dierschnabel Silva com suas quatro oficinas junto ao Projeto Direitos Fundamentais e Cidadania.
 
O evento contou com a presença da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e de Universidades do Amazonas, de Goiás, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, do Ceará, do Tocantins, de São Paulo, de Sergipe, de Pernambuco, da Bahia, da Espanha, de Portugal, de Piauí, de Brasília, de Tocantins, da Amazônia, do Mato Grosso do Sul, da Argentina, entre outros.