Mestrandos em Desenvolvimento Regional defendem dissertações

Mestrandos em Desenvolvimento Regional defendem dissertações

Foto: Divulgação

Dois mestrandos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) defendem suas dissertações nesta segunda-feira (21/10). Eliana Pacheco Morastoni apresenta os resultados do estudo “O Sistema de Justiça e a prevenção aos riscos de desastres: a compatibilidade entre as decisões judiciais e a Prioridade 4 do Marco de Ação de Hyogo”, enquanto Josué de Souza aborda o tema “Religião, Poder e Desenvolvimento: uma leitura a partir de um movimento Pentecostal histórico no Estado de Santa Catarina/Brasil - IEAD”.
 
A defesa de Souza acontece às 9h30min, na sala R-307 (Campus 1). Orientado pela professora doutora Lilian Blanck de Oliveira, o acadêmico teve como objetivo “investigar práticas e mecanismos de legitimação sociopolítica pentecostal, buscando identificar concepções, abordagens e relações e como estas se fazem presentes e inferem na construção de políticas públicas e desenvolvimento de uma dada região”, segundo resumo da dissertação que partiu da linha de pesquisa “Estado e Sociedade e Desenvolvimento no Território”.
 
Já a dissertação de Morastoni, com orientação do professor doutor Marcos Antonio Mattedi, parte da questão dos desastres naturais no Vale do Itajaí, convertidos em problemas sociais. A acadêmica utiliza o Marco de Ação de Hyogo 2005-2015, instrumento internacional instituído para proporcionar uma melhor gestão pública de desastres, e compara seu conteúdo com decisões judiciais de 1º grau de jurisdição relacionadas aos conflitos socioambientais das comarcas de Ascurra, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó, da mesorregião do Vale do Itajaí, no período de 2000 a 2009. A defesa será às 14h30min, na sala R-307 (Campus 1).