Estudo de mestrando propõe ensino contextualizado de números complexos

Estudo de mestrando propõe ensino contextualizado de números complexos

Foto: Divulgação

No Ensino Básico, os alunos aprendem a resolver potências quadradas, raízes quadradas e equações de segundo grau. No entanto, na maioria das salas de aula o ensino destes conhecimentos matemáticos é repassado sem contextualização histórica e relação com outros saberes científicos. No estudo “Números complexos: uma proposta de ensino contextualizado, ligando áreas do conhecimento”, que será apresentado em um seminário nesta terça-feira (22/10), às 8h30min, na sala S-316 (Campus 1), o mestrando Juliano Eli, do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), busca  contribuir para o ensino dos números complexos.
 
“A partir do 9º ano do Ensino Fundamental, equações com radicandos negativos são muitas vezes abandonadas como sendo impossíveis ou sem solução real, sem uma discussão mais ampla sobre o que seriam estas respostas para tais problemas e de que forma estas situações inquietaram matemáticos em séculos passados”, explica Eli, que está sendo orientado pela professora doutora Tânia Baier, com co-orientação da também doutora Márcia Regina Barcellos Vianna Vanti.
 
O trabalho é resultado de uma pesquisa que envolveu 73 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Gaspar (SC) e 15 acadêmicos do primeiros semestre do curso de Matemática da FURB.