Moreira da Silva é relembrado em biografia e nova caixa de CDs

Moreira da Silva é relembrado em biografia e nova caixa de CDs

O cantor e compositor carioca Moreira da Silva ganhou novo box com três CDs pelo selo Discobertas e reedição de sua biografia oficial pela Sonora Editora, ambas empresas dirigidas pelo produtor Marcelo Fróes. O livro "O último dos malandros" foi originalmente lançado em 1996, quatro anos antes da morte do artista - e ganha agora uma segunda edição atualizada. Escrita por Alexandre Augusto, a biografia conta a história de Moreira desde a infância pobre passando em diversos bairros do subúrbio carioca, passando pelo grande sucesso até sua despedida dos palcos.
 

Já no novo box "Moreira da Silva anos 50", o pesquisador Marcelo Fróes reuniu fonogramas lançados a partir de 1950 em discos de 78RPM até o raro álbum de 10 polegadas O tal, lançado em 1956. Em ordem cronológica, as músicas lançadas entre 1950 e 1956 apresentam Moreira da Silva em suas primeiras gravações passando pelas gravadoras Discos Star e Continental. Já com sucessos nas rádios, gravou o LP de 10 polegadas O tal com oito músicas. Esse raro registro, nunca relançado, inclui clássicos como "Acertei no milhar", "Na subida do morro" e "Amigo urso". A edição em CD também traz dez faixas-bônus, com músicas lançadas até 1957.

Antes do reinado do politicamente incorreto, Moreira da Silva marcou época e escreveu seu nome no samba carioca. Sua música faz uma crônica/caricatura rica da época com graça e inteligência. Em tempos caretas e cheios de censura, a liberdade de Kid Morengueira espanta e faz falta.
 

Fonte: Ziriguidum