Minter em Educação tem primeira defesa nesta quinta, 11

Minter em Educação tem primeira defesa nesta quinta, 11

Foto: CMC

A primeira turma do Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) inicia em novembro seu período de defesas. Nesta quinta-feira, 11 de novembro, a mestranda Sara Tannus Vieira fará a primeira defesa da turma, com sua dissertação “Habilidades sociais na educação infantil a partir de contextos socioeconômicos e propostas pedagógicas distintas”.
 
O Minter em Educação é promovido a partir de um contrato com a Faculdade Santo Agostinho, na cidade de Ipiaú, na Bahia. Esta região, conforme explica o atual coordenador do PPGE, Celso Kraemer, possui poucas opções de pós-graduação stricto sensu, sobretudo em educação, o que reforça a importância da realização de parcerias como esta para a oferta de qualificação aos profissionais da área. As atividades iniciaram em 30 de janeiro de 2020, com a participação da professora Carla Carvalho, coordenadora do PPGE à época. 
 
O professor Adolfo Ramos Lamar, idealizador do Minter, conta que anteriormente já havia uma turma de especialização em Educação, Sociedade e Cultura na cidade de Ipiaú, e esse Minter é uma continuação desta parceria anterior entre ele e o professor Reinaldo Soares, diretor administrativo da Faculdade de Santo Agostinho.
 
O processo seletivo para a formação da primeira turma aconteceu em 2019, e as aulas tiveram início em 2020. Originalmente o Minter previa que os professores do PPGE FURB ministrassem as disciplinas no formato concentrado e presencial. Apenas as duas primeiras disciplinas haviam sido ministradas no modo presencial antes do início da pandemia, pelos professores Adolfo Ramos Lamar e Rita Buzzi Raush.
 
Com o afrouxamento das medidas sanitárias, as duas últimas disciplinas do Minter foram ministradas de modo presencial, pelos professores Celso Kraemer e Adriana Fischer. A maioria das disciplinas, bem como as orientações das dissertações, ocorreram no modelo remoto, em função das restrições impostas pela pandemia.
 
Atualmente os 18 mestrandos, em sua maior parte atuando na Educação Básica da região de Ipiaú, se preparam para finalizar as suas dissertações e defesas. A mestranda Sara Tannus Vieira, orientada pelo professor Kraemer, abre as defesas no dia 11 de novembro, a partir das 14h. Todas as defesas serão realizadas de forma remota, através da plataforma do Microsoft Teams, e a comunidade é convidada a acompanhar.
 
No mês de dezembro mais alunos do Minter já estão com suas defesas agendadas. No dia 2,  será a vez de Clemilda de Jesus Sena Brasil, orientada por Cíntia Régia Rodrigues; no dia 6, quem defenderá sua dissertação é Cosmildo Santana Rocha, orientado por Rita Buzzi Rausch; no dia 13, Tompson Gomes Bacelar, orientado por Edson Schroeder e, em 14 de dezembro, Ronaldo Lima Lindote, orientado pelo professor Adolfo Ramos Lamar. Para encontrar os links de acesso às defesas basta acessar o instagram do PPGE (@ppgefurb).
 
“Nos alegra muito conseguirmos que todos da turma realizassem a qualificação dentro do prazo. Também nos deixa muito felizes em iniciarmos o período das defesas, no dia 11 de novembro, com a Banca da Sara. Ela representa a felicidade de todo aquele grupo que tive a felicidade de conhecer quando estive em Ipiaú”, conta o coordenador do PPGE.
 
Após a titulação desta primeira turma Minter do PPGE o objetivo do Programa é continuar estudando e pensando em formas de organização para abrir novas turmas e continuar atuando e contribuindo com a educação da região da cidade de Ipiaú, na Bahia. Enquanto um novo processo seletivo não é aberto, o PPGE irá aplicar cursos de preparação para os mais de 100 interessados no Minter, com oficinas semelhantes às que os atuais mestrandos tiveram em temáticas como regras da ABNT, métodos de pesquisa e políticas educacionais. 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal