Professor recebe Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa

Professor recebe Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa

Foto: CMC

Marco Aurélio da Cruz Souza, coordenador e um dos criadores do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi indicado para receber a Medalha de Mérito Cultural “Cruz e Sousa”. O evento de entrega do Mérito, que é a maior honraria da área cultural de Santa Catarina, acontece no dia 24 de novembro.
 
Nesta mesma data celebra-se o aniversário do poeta que dá nome ao prêmio. João da Cruz e Sousa, nascido em Florianópolis em 1861, é destaque na literatura simbolista brasileira, recebendo até mesmo o apelido de “Dante Negro”, em referência ao escritor italiano Dante Alighieri.
 
Além da similaridade no nome, Marco Aurélio da Cruz Souza, assim como o poeta catarinense, também contribui com importantes feitos que impactam o desenvolvimento cultural do estado. Marco é professor universitário e pesquisador em dança, sendo membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA), e coordenador do Comitê Temático "Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos" da mesma instituição. Também é coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB, que participa de diversos festivais internacionais.
 
O professor e pesquisador da FURB também atuou como vice-presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina entre os anos de 2019 e 2020, tendo experiência na área de Educação, Dança educacional, Dança Folclórica e Popular, Dança Contemporânea e Educação Física.
 
Após receber a notícia de que receberia o maior reconhecimento cultural do estado pelo seu trabalho como artista e educador, Marco Aurélio compartilhou nas redes sociais sua felicidade, e que espera estar à altura da horaria.
 
“Estou muito feliz com esta comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa que é tão significativa para a área cultura e da arte de Santa Catarina. Obrigado a todas as pessoas que sempre estiveram junto na luta pela Dança em nosso estado. Aos que nos apoiam sempre, aos que nos fazem ser melhor a cada dia, aos companheiros da APRODANÇA, nossa associação tão importante, aos professores e estudantes do curso de licenciatura em Dança da FURB, da setorial da dança de Blumenau e do estado, aos conselheiros de cultura que optaram pelo meu nome entre tanta gente talentosa, aos demais homenageados e homenageadas deste ano e das demais edições que nos antecederam, e a todas as pessoas artistas que dia a dia tem no seu fazer o seu pensar e agir no mundo...minha admiração pela resiliência”.