Roda de conversa do Profisc discute sobrecarga acadêmica

Roda de conversa do Profisc discute sobrecarga acadêmica

Foto: CMC/Ingrid Leonel

O projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Fitoterapia na Sociedade Contemporânea (Profisc) promove uma roda de conversa para discutir a sobrecarga acadêmica, assunto em alta especialmente em final de semestre letivo.
 

Segundo dados apurados na pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Uso de plantas medicinais e fitoterápicos por alunos de graduação para melhorar o estresse”, apresentado no primeiro semestre de 2021, pela estudante de Nutrição, Flávia Corcini de Aguiar, cerca de 66,6% dos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sofrem com nível de estresse alto. Entre eles é predominante a falta de conhecimentos sobre a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos que ajudam com a ansiedade e o estresse.

 
Para o TCC, a estudante realizou a pesquisa com 150 alunos dos cursos de saúde, como Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Enfermagem.
 
A discussão sobre essa sobrecarga acadêmica é importante pois conforme explica Flávia em seu trabalho, esse alto nível de estresse pode ocasionar consequências como o desenvolvimento de ansiedade, depressão, aumento no consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas.
 
Alguns fatores que podem contribuir para o agravamento dessa situação são a insegurança, baixa autoestima, transtornos psicológicos, falta de tempo para lazer, cobranças de professores, problemas financeiros e pessoais, assim como a transição da adolescência para a fase adulta.
 
O coordenador do Profisc, professor Alessandro Guedes, afirma que “isso demonstra que, claramente, o próprio processo de realização de um curso superior acaba gerando uma carga por todas as demandas e necessidades de uma formação profissional”.
 
Alessandro reforça a importância de conversar sobre essa temática, pensando em estratégias com o uso de fitoterápicos e outras atividades, como a meditação, para conseguir controlar a ansiedade e ter uma perspectiva melhor para enfrentar a vida acadêmica.
 
Desde março, o projeto vêm realizando rodas de conversa abertas sobre diferentes temáticas como Saúde Mental e Práticas Integrativas; a Raiva; Tristeza; Euforia e Positividade Tóxica; o Retorno do Semestre; Flores comestíveis e primavera e sobre Óleos Essenciais e o Cheiro das Emoções, conversa realizada no dia 28 de outubro.
 
A edição deste mês, no dia  24 de novembro, a partir das 14 horas, será realizada de forma remota, pela plataforma do Microsoft Teams, e aberta à toda a comunidade. Para participar basta acessar o Instagram do projeto Fitoterapia na Sociedade Contemporânea (@profiscfurb), e demonstrar interesse pelo direct (mensagem), ou pelos comentários da publicação de divulgação.
 
A participação na roda de conversa sobre a sobrecarga acadêmica também vale horas de AACC para os acadêmicos.
 
Conheça o Profisc
 
O projeto de extensão Fitoterapia na Sociedade Contemporânea (Profisc) trabalha com a fitoterapia, que é o tratamento ou prevenção de doenças através do uso de plantas medicinais. Focado no bem estar e promoção da saúde do ser humano consigo e com o ambiente, o projeto ocorre com oficinas de arte, rodas de conversa com práticas como meditação, aromaterapia e massagens e orientações sobre autocuidado.
 
Além disso, o coordenador do Profisc, Alessandro Guedes, explica que trabalham também com grupos de hortas comunitárias, voltadas ao resgate das plantas medicinais e seu uso pela comunidade. “O projeto une o conhecimento popular e o científico, aproximando a Universidade, a comunidade e o sistema de saúde da região”, pontua Guedes.
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal