Estudo usa Inteligência Artificial para avaliação de isoladores

Estudo usa Inteligência Artificial para avaliação de isoladores

Foto: CMC

A tecnologia está cada vez mais presente na sociedade e em todo o cotidiano, permeando os mais diversos processos. Um exemplo disso é a Inteligência Artificial (IA), utilizada para ensinar às máquinas processos e comportamentos específicos. O mestrando em Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcelo Picolotto Corso, atualmente estuda a utilização da IA como uma alternativa para a avaliação de isoladores, presentes na rede de distribuição de energia.
 
Seu estudo de mestrado segue a linha de pesquisa de Sistemas Elétricos de Potência do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), e procura avaliar o nível de poluição visível em isoladores de média tensão.
 
“Os isoladores ficam em um ambiente externo, e estão expostos às variáveis do ambiente, como as intempéries, e às variáveis humanas, que é a poluição”, explica o mestrando. Segundo Marcelo, a combinação de fatores climáticos com a poluição pode acarretar em problemas que provocam nos isoladores a perda de algumas características elétricas, e até mecânicas. Em situações mais graves, isso pode causar problemas na rede de distribuição e interrupção no fornecimento de energia.
 
Para realizar a avaliação dos efeitos que a poluição tem nesses isoladores, Marcelo estuda o aprimoramento de uma técnica utilizando a visão computacional. Durante a pesquisa de mestrado foi realizada uma categorização, através de fotografias, dos graus de severidade de poluição a partir de um modelo de isolador.
 
A partir disso foi possível utilizar o machine learning para treinar algoritmos, que são capazes de fazer a classificação dos diferentes graus de poluição. Após as avaliações e análises feitas em laboratório, Marcelo afirma que “com aprimoramentos em trabalhos futuros, o objetivo é tornar viável para um técnico realizar uma inspeção nos isoladores da rede elétrica”.
 
A defesa da dissertação de mestrado de Marcelo Picolotto Corso acontece no dia 15 de dezembro, de forma remota e aberta à comunidade.
 
Mestrado em Engenharia Elétrica abre processo seletivo
 
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da FURB. São 16 vagas para a nova turma de mestrado, que irá iniciar as atividades em 2022. Interessados em realizar a sua inscrição possuem até dia 3 de março para enviar todos os documentos requeridos.
 
Podem se candidatar a uma das vagas pessoas com graduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica, em Telecomunicações ou ainda em Engenharia de Controle e Automação. No edital é possível encontrar todos os documentos necessários para inscrição, assim como as etapas do processo seletivo, composto por entrevista e análise de currículo Lattes e Histórico Escolar da graduação. 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal