CRIE completa três meses e chama atenção para Pós-Covid

CRIE completa três meses e chama atenção para Pós-Covid

Foto: CMC

Dores de cabeças, cansaço, perda de memória, dificuldade de raciocínio, insônia, dores pelo corpo e nas articulações, febre que não passa, depressão, ansiedade, mudanças no hábito intestinal, mudanças de peso, queda de cabelo e unhas fracas. Todos esses são sintomas possíveis de observar em quem teve Covid-19 e que podem se apresentar depois, na condição de Pós-Covid. “São sintomas que podem aparecer, desaparecer por um tempo e voltar depois.  É uma característica dessa condição Pós-Covid. Então todo paciente que teve um teste positivo para Covid e que hoje tem um desses sintomas, deve procurar a sua unidade de saúde e solicitar o agendamento para ser avaliado no nosso serviço”, informa a enfermeira Tatiana Caetano que faz parte da equipe do Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE).
 
Inaugurado há três meses, em 26 de agosto, localizado no campus 5 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o CRIE é destinado para pessoas maiores de 18 anos, que tiveram Covid e hoje convivem com sintomas que não explicados por outros diagnósticos. “Essas dificuldades atreladas a Covid-19 podem acontecer tanto com quem teve sintomas graves e precisou de internação, como para quem não teve sintomas no momento que estava com o vírus e depois apresentou os sintomas”, alerta Tatiana.
 
A enfermeira acredita que é necessário falar sobre o tema para que os pacientes possam identificar esses sintomas Pós-Covid e então procurar o posto de saúde. “No posto é necessário pedir o encaminhando para o Centro Interprofissional”, afirma.
 
No CRIE, o paciente passa por um acolhimento que é feito por uma das enfermeiras do serviço, junto com outro profissional ou estudante de outra área da saúde. “O acolhimento é sempre feito em duplas, porque nesse momento a gente vai escutar todas as queixas do paciente e como essa condição Pós-Covid é uma condição muito ampla, com sintomas e sinais muitos diversos, a gente precisa ouvir todas as queixas, questionar, porque o paciente nem relaciona o sintoma com o Covid”, observa a enfermeira. Depois do acolhimento, a equipe encaminha o paciente às terapias que ele necessita.
 
Tatiana comenta ainda que as questões de memória e a dificuldade de raciocinar são as queixas que mais têm chamado a atenção da equipe, além de cansaço extremo, falta de ar, queda de cabelo, dificuldade para dormir ou sono instável. Ela reforça o pedido para que os pacientes que apresentem os sintomas citados se desloquem até os postos de saúde e comentem com os profissionais para, se necessário, pegar o encaminhamento e seguir para o CRIE.
 
Fruto de um convênio entre a Universidade, o município de Blumenau e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), os serviços do Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) funcionam através do Sistema Único de Saúde e atendem aos municípios da região.