Estudos abordam Covid-19, HIV e automedicação

Estudos abordam Covid-19, HIV e automedicação

Foto: CMC

Com temáticas que refletem as linhas de pesquisa do curso de Farmácia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e sua relação com projetos de pesquisa de vários cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa da Universidade, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) deste segundo semestre letivo começaram a ser apresentados pelos estudantes nesta terça-feira, 30 de novembro. As apresentações ocorrem ainda nos dias 1º e 2 de dezembro.
 
 São 15 trabalhos acadêmicos de 18 estudantes que estão concluindo o curso de Farmácia, envolvendo mais de 70 profissionais. “Este momento de apresentação e discussão dos trabalhos é considerado um importante fator de fortalecimento do ensino, da pesquisa e extensão universitária”, observa o professor Luiz Henrique Costa, responsável pela coordenação de estágios e TCCs do curso de Farmácia da FURB. 
 
Assuntos como a “Avaliação das alterações hematológicas em estudantes e servidores da FURB após 6 meses de diagnóstico de Covid-19” e a “Automedicação entre acadêmicos do curso de Farmácia da FURB” estão entre os abordados nos trabalhos, assim como a “Avaliação da influência da embalagem no gotejamento de soluções orais de paracetamol” e a “Incidência e manejo de reações adversas em pacientes HIV positivo, submetidos à terapia antirretroviral na Unidade Sanitária de Indaial/SC”.
 
Para assistir as apresentações presencialmente basta encaminhar um e-mail ao coordenador, no endereço luviza@furb.br. As monografias serão disponibilizadas na Biblioteca da FURB.
 
Farmácia
 
O curso de graduação em Farmácia visa formar um profissional farmacêutico capacitado ao exercício de todas as funções do seu âmbito profissional, com domínio dos conceitos e práticas da Assistência e Atenção Farmacêutica, possibilitando o exercício pleno da Farmácia Clínica.
 
Entre os diferenciais do curso estão os grupos de pesquisa atuantes e desenvolvendo pesquisas nas áreas de plantas medicinais, medicamentos e análises clínicas, entre outras. Estudantes e professores do curso de Farmácia também participam de  atividades na integração de ensino, serviço e comunidade, em parceria com a Secretaria de Saúde de Blumenau (SEMUS).
 
O curso é oferecido no turno matutino, com duração de 10 fases (5 anos), para ingresso no primeiro semestre (verão) e no período noturno, em 12 fases (6 anos) para ingresso no segundo semestre do ano (inverno). O título conferido é o de farmacêutico. 
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal