Criador da PADIOLAX recebe comenda por mérito acadêmico

Criador da PADIOLAX recebe comenda por mérito acadêmico

Foto: CMC

Engenheiro civil recém formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Gustavo Mendes recebeu da Câmara de Vereadores de Blumenau a Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos – Edson Klaus Kielwagen, entregue como reconhecimento do mérito, no desenvolvimento de projetos acadêmicos, com o apoio dos professores, nas instituições de ensino superior de Blumenau.
 
Gustavo Mendes representa a equipe PADIOLAX, formada também pelos engenheiros civis egressos da Universidade de Blumenau, Gustavo Petri e Leticia Pires, além do professor orientador do projeto, Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira.
 
O Protótipo 01 da PADIOLAX foi desenvolvido na disciplina de Sustentabilidade, ministrada pelo professor Paulo Barral e em 13 de junho de 2018, a PADIOLAX esteve presente pela primeira vez em uma feira pública: a 5ª Feira de Inovação e Empreendedorismo organizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da FURB foi o pontapé inicial do projeto, com um protótipo inicial da ideia, em escala reduzida. O produto conquistou o 1° lugar dentro da Engenharia Civil e o 4° lugar na classificação geral. Para a equipe, a Feira representou a oportunidade de trocar experiências em inovação, no campo da Ciência e Tecnologia.
 
A ideia com a PADIOLAX é facilitar a atividade de dosar os agregados da betoneira no canteiro de obras, que ainda nos tempos atuais, é feito de maneira antiquada, sem o devido avanço tecnológico, presente em outras técnicas construtivas da construção civil.
 
Em 2018, o Projeto PADIOLAX conquistou o Pedido Nacional de Invenção, ou seja, obteve o Registro de Patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. 
 
O TCC de Gustavo Mendes veio com o intuito de tirar do papel a ideia tida pela equipe, aperfeiçoar, e compatibilizar o equipamento em estudo para seu correto funcionamento frente a uma betoneira. No dia 09 de Julho de 2019, Gustavo Mendes defende seu TCC, com o tema "Equipamento para dosagem dos agregados de massas em canteiro de obras - Desenvolvimento de Protótipo", no qual realizou pesquisas e estudos para o aperfeiçoamento do método atual de dosagem de agregados utilizados no canteiro de obras, apresentando novas pesquisas e um segundo protótipo para a ideia de um equipamento que busca auxiliar na diminuição de desperdícios de agregados, aumentando a precisão na dosagem, reduzindo algumas patologias encontradas nessa etapa construtiva, diminuindo a quantidade de funcionários necessários para executar essa atividade e melhorando a postura do funcionário no momento de despejo dos agregados na betoneira, reduzindo também o esforço deste na utilização do equipamento frente a padiola convencional.
 
No dia 8 de julho de 2019, Gustavo Petri fez sua apresentação de TCC com o tema “Aplicação Mercadológica de um novo equipamento para dosagem de agregados de massas em canteiro de obras”. Seu estudo baseou-se em uma avaliação de aceitação do produto no mercado, visto que é um equipamento novo e que possui pouca visibilidade e reconhecimento. Através do protótipo desenvolvido por Gustavo Mendes, foi possível estimar seu custo unitário e preço de venda, realizando também um plano de negócios considerando a abertura de uma empresa composta por 3 (três) sócios para a confecção do novo equipamento de dosagem titulada como “PADIOLAX”.
 
Fez- se a análise de implementação mercadológica, realizando levantamentos dos custos fixos e variáveis, analisando seus resultados através de índices de viabilidade econômica como também gerando estimativas fluxos de caixa detalhados, além de realizar uma análise de sensibilidade e comparar diferentes cenários entre pessimistas, otimistas e de produção máxima.
 
No dia 28 de outubro de 2019, a equipe do PADIOLAX foi entrevistada pela FURB TV, para falar um pouco sobre o projeto e a classificação na segunda etapa no Programa Centelha.
 
No dia 16 de dezembro do mesmo ano, foi a vez da Letícia Pires apresentar seu TCC com o tema "Concepção e Análise Computacional de Novo Modelo de Equipamento de Dosagem de Agregados em Canteiro de obras", com a continuidade do estudo trazido por Gustavo Mendes e realizou a análise computacional através do software Ansys® pelo Método dos Elementos Finitos. Além disso, mostrou a importância da inovação no meio acadêmico, através de projetos como a PADIOLAX.
 
Em fevereiro de 2020, o projeto é anunciado como um dos três mais inovadores de Santa Catarina, finalista do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O PADIOLAX conquistou a segunda colocação. 
 
“Toda essa trajetória só foi possível graças a imensa ajuda e consultoria de nosso professor Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira, que orientou também o meu TCC e o dos outros dois membros da equipe PADIOLAX, Gustavo Petri e Leticia Pires”, registra Gustavo. Paulo Barral hoje também faz parte da Equipe PADIOLAX.
 
As informações acima estão entre as analisadas pela comissão da Câmara de Vereadores, que se pronunciou favorável à concessão de Comenda Edson Klaus Kielwagen à Gustavo Mendes. O pedido partiu do vereador Jovino Cardoso Neto.
 
#ValorizeSuaUniversidadeLocal