FURB Idiomas inova nos 40 anos de existência

FURB Idiomas inova nos 40 anos de existência

Foto: Divulgação

O FURB Idiomas, que foi criado como Laboratório de Línguas, vivenciou a natural transformação por que passou a Universidade nos últimos 40 anos.  Inicialmente utilizado para suporte do curso de Letras, nos idiomas inglês, francês e alemão, passou cumprir  as demandas do curso de Secretariado executivo Bilíngue, além de atender a comunidade externa.
 
Para a professora Marina Beatriz Borgmann da Cunha, coordenadora do FURB Idiomas, os cursos regulares de línguas estrangeiras auxiliam a formação dos candidatos à pós-graduação stricto Sensu, em suas provas de proficiência. “Oferecemos também os serviços de tradução simultânea nos idiomas inglês, francês e alemão, bem como na tradução de históricos escolares de alunos estrangeiros que participam de programas de intercâmbio”, disse a professora.
 
Na sua estrutura funcional, o FURB Idiomas, que é vinculado ao Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, conta com 17 professores em atividade e com 290 alunos matriculados neste semestre. Entre as inovações introduzidas nos últimos anos, está a oferta de cursos de Português para Estrangeiros (individual ou em grupos), cursos de Estratégias de Leitura de Línguas Estrangeiras. “Nos últimos quatro anos, conseguimos superávit financeiro para os nossos serviços”, disse Marina da Cunha.
 
Internacionalização da FURB
Um dos desafios propostos pela coordenação do FURB Idiomas é o de participar, ativamente, do processo de internacionalização da Universidade. Os professores de inglês, por exemplo, têm nível de conhecimento certificado por instituições como as Universidades de Michigan (EUA) e Cambridge (Reino Unido). 
 
 
Para o professor David Bilsland, coordenador de Relações Internacionais da FURB, a Universidade deveria incluir pelo menos um semestre de língua estrangeira nos seus cursos de graduação. Na sua opinião, além de se constituir exigência básica para programas de intercâmbio, como Ciência Sem Fronteiras,  constitui-se um atributo de diferenciação para assumir os postos de trabalho. “O mercado empresarial, oferece vagas de estágio ou emprego para os detentores de três características: domínio do Programa Office, ser universitário e domínio de um idioma estrangeiro, geralmente o inglês”, disse Bilsland.