Coordenador do curso de Educação Fisica da FURB participa de encontro no Rio de Janeiro

Coordenador do curso de Educação Fisica da FURB participa de encontro no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

O professor e coordenador do curso de Educação Física da FURB, Sidirley Barreto, participou no último mês do I Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Bacharelado em Educação Física. O evento foi organizado paralelamente ao 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública, no Rio de Janeiro.
 
Organizado pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e pela Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para Saúde (Abenefs), o evento teve como objetivo possibilitar a reflexão e debate a respeito da formação acadêmica e as suas implicações na qualidade do exercício profissional no país. A delegação de Santa Catarina foi a maior entre os estados presentes no encontro.
 
Segundo o professor, a participação da comitiva catarinense foi positiva, destacando a posição de liderança e experiência da FURB no bacharelado voltado a saúde básica. Para Barreto, “o encontro mostrou a necessidade dos bacharelados de Educação Física caminharem junto à saúde básica no sentido de evitar o chamado ‘giro epidemiológico’ causado pela pandemia de doenças causadas pela inatividade do ser humano, como diabetes, cardiopatias e outras”, disse.
 
Barreto também destacou o trabalho conjunto do bacharelado da Universidade com a saúde publica conduzido há 11 anos pela Instituição. “Foram 63 países participantes do congresso, 70 coordenadores de curso brasileiros, ouvindo detalhes sobre um trabalho que a FURB conduz desde 2002, não apenas pelo curso de Educação Física, mas também dos seus núcleos integrantes”.
 
A Matriz Curricular do Bacharelado em Educação Física da FURB possui mais de 350 horas destinadas a e atenção básica e saúde recomendada pelo Serviço Único de Saúde (SUS), com destaque para as disciplinas de Territorialização em Educação Física I, II, III e IV; Prescrição de Exercícios Especiais; Aptidão Física; Saúde e Qualidade Humana; Educação Física e Gerontologia e Saúde Comunitária.