Abertas inscrições para 7ª Jornada de Estudos Teatrais

Abertas inscrições para 7ª Jornada de Estudos Teatrais

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, evento que integra a programação do 27º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB). A Jornada acontece nos dias 18 e 19 de julho, no auditório do Bloco J, Campus I da FURB e no Teatro Carlos Gomes.
 

Os trabalhos submetidos para a Jornada deste ano devem ser enquadrados em uma das quatro áreas temáticas propostas dentro do tema geral do evento (“Espacialidade e Fronteiras da Cena”) que são “Os Espaços das Recepções: Critica e História”; “Teatralidade e Produções de Espacialidades”; “Trabalho do Autor e o Espaço” e “Espaços de Pedagogia e Formação”.
As inscrições devem ser feitas no site da Jornada até o dia 18 de maio. Mais informações podem ser encontradas na convocatória do evento.

A Jornada
A VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais é promovida pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) por meio do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT). O evento tem a coordenação da professora da FURB e coordenadora do FITUB, Pita Belli, juntamente com os professores André Carreira, do Centro de Artes (CEART) da UDESC, e Walter Lima Torres, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo do evento é tornar públicas as pesquisas e estudos de teatro produzidos tanto nas universidades brasileiras quanto nas instituições latino-americanas. Além de palestrantes e pesquisadores brasileiros, a Jornada conta com ministrantes vindos da Argentina e do Chile.
O tema deste ano é “Espacialidade e Fronteiras da Cena”, e além dos trabalhos e palestras, a Jornada de 2014 presta uma homenagem ao escritor, ator e diretor teatral gaúcho Fernando Peixoto.

Autor de várias obras relacionadas a concepção de Bertold Brecht, Peixoto foi ligado ao Teatro Oficina de São Paulo e foi diretor da peça “Um Grito Parado no Ar”, de Gianfrancesco Guarnieri, que lhe renderia junto com a direção de “Frank V” os prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Molière, em 1973.