Comitiva solicita nova agenda para tratar de federalização

Comitiva solicita nova agenda para tratar de federalização

Foto: CMC

Comitiva formada pela reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, o presidente do Conselho de Federalização da FURB, Clóvis Reis, e o chefe de gabinete da reitoria da Universidade, Germano Gehrke, esteve em reunião com o senador Jorginho Mello, em Florianópolis, para avançar na pauta sobre a federalização da Universidade. O encontro ocorreu na segunda-feira, 14 de fevereiro e também participaram  a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, e o secretário de administração, Anderson Rosa.
 
A comitiva solicitou ao senador uma nova agenda com o MEC, a fim de formar um grupo de trabalho capaz de articular todos os aspectos que envolvem a federalização. “Com o apoio obtido em 2021, conseguimos aprovar uma verba de 40 milhões de reais no orçamento do MEC para o processo de federalização da FURB. Agora, é preciso elaborar com os técnicos do Ministério da Educação um projeto que consiga, de fato, trazer esse recurso para a região. E não somente em 2022, mas como parte do orçamento anual da União”, pontua a reitora Marcia. 
 
Em outubro de 2021, o senador Jorginho Mello protocolou no Senado um Projeto de Lei para tornar a FURB a Universidade Federal do Vale do Itajaí. Em novembro, a FURB criou o Conselho de Federalização para acompanhar os desdobramentos.