FURB organiza evento inédito na América Latina

FURB organiza evento inédito na América Latina

Foto: Divulgação

De 1º a 6 de junho, Blumenau vai sediar o 20º Congresso bianual da International Organization for Mycoplasmology. É a primeira vez que o evento ocorre na América Latina. A candidatura de Blumenau ocorreu em 2010 e concorreu com a cidade de Washington DC. Com projeto bem elaborado, e custos de realização significativamente menores que a candidatura concorrente, a cidade de Blumenau foi contemplada para a realização do 20º Congresso da IOM.
 
O grande incentivador e principal articulador da busca do evento para Blumenau é o professor Caio Mauricio Mendes de Cordova, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Regional de Blumenau (FURB). “No Programa de Pós-graduação em Química de nossa instituição, temos conduzido projetos que visam a identificação e o desenvolvimento de compostos, naturais ou sintéticos, que possam resultar em novos fármacos com ação antimicrobiana, utilizando os micoplasmas como modelo. Além disso, temos desenvolvido vários outros projetos buscando investigar a associação dos micoplasmas com doenças humanas, e os níveis de resistência aos antimicrobianos. Estamos trabalhando para que este evento no Brasil se torne indelével da memória de nossos visitantes, como um dos melhores congressos da IOM já realizados”, disse.
 
A International Organization for Mycoplasmology - IOM é uma organização dedicada ao estudo dos molicutes, ou micoplasmas, responsáveis por uma série de infecções no homem, animais, plantas e insetos.

A programação do evento consta três Conferências Magnas com cientistas de elevada reputação internacional (Hélio S. Sader/UNIFESP/JMILabs, Takema Fukatsu/Univ. Tókio, Dennis Kasper/Harward Medical School), quatro conferências relativas aos prêmios por mérito científico outorgados pela IOM, e sete seções de seminários, com 3 a 4 palestrantes em cada seção, selecionados a partir dos trabalhos científicos submetidos. Haverá também duas seções de apresentação de oito a dez posters selecionados pelo seu mérito científico, e duas seções de posters.
 
O público previsto é de 300 pesquisadores e alunos de pós-graduação de alto nível, de todas as partes do mundo.