Curso de Matemática participa de evento na USP

Curso de Matemática participa de evento na USP

Foto: Divulgação

O Curso de Matemática da FURB está participando do IWGTS ( International Workshop on Game Theory and Economic Applications of the Game Theory Society), que ocorre na Universidade de São Paulo (USP). Os professores Nelson Hein, Adriana Kroenke e Moacir Rodrigues Jr, além do acadêmico de Matemática, Marlon Jeske, estão apresentando o projeto Jogos Vetoriais no Posicionamento Contábil das Empresas de Metalurgia e Siderurgia listadas na BM&Bovespa.

O evento, que termina nesta quinta-feira (31 de julho) conta com representantes de vários países, com destaque para os quatro laureados com o prêmio Nobel de Economia: John Forbes Nash Jr. (1994), Robert J. Aumann (2005), Eric S. Maskin (2007) e Alvin E. Roth (2012).
 
Na foto acima, o professor Nelson e a professora Adriana estão com John Forbes Nash Jr, prêmio Nobel de Economia em 1994, cuja biografia deu origem ao livro e filme Uma Mente Brilhante.
 
Os IWGTS também conta com minicursos sobre escolha Social e Feira alocações pelo Prof Hervé Moulin (U. de Glasgow), Teoria da Informação pelo Prof David Perez-Castrillo (U. Autonoma de Barcelona), Jogos Cooperativos pelo Prof Roberto Serrano(Brown U.), estocásticos Jogos pelo Prof TES Raghavan (U. de Illinois, em Chicago),Teoria do leilão pelo Prof Vijay Krishna (Pennsylvania SU) e clubes, coalizões e redespelo Prof Myrna Wooders (Vanderbilt U.).
 
O projeto da FURB
 
O projeto Jogos Vetoriais no Posicionamento Contábil das Empresas de Metalurgia e Siderurgia listadas na BM&Bovespa avaliou o posicionamento contábil das empresas de metalurgia e siderurgia listadas na BM&FBovespa por meio da utilização da Teoria dos Jogos Multicriteriais. A análise que o trabalho desenvolve está inserida naquilo que é denominado jogos vetoriais, nos quais os pagamentos que os jogadores recebem vem representados por meio de vetores de pagamento. 
 
Os dados foram obtidos das demonstrações contábeis consolidadas, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício. Foram extraídos os indicadores econômico-financeiros de liquidez, endividamento, rentabilidade e atividade. Foram usados três modelos matemáticos. Os dois primeiros usados com e sem a incorporação de metas e com (e sem) a inclusão do valor da informação. O último usando pagamentos difusos. Houve a formação de cinco (5) rankings de classificação, que foram confrontados por meio da correção ordinal.