Futsal Feminino da FURB conquista a prata nos JUCS

Futsal Feminino da FURB conquista a prata nos JUCS

Foto: Divulgação

Um fim de semana histórico para o esporte da FURB em Criciúma. Depois de dois jogos tranquilos e mesmo perdendo a final disputada contra a fortíssima Unochapecó, as meninas do futsal do Blumenau/FURB/Vasto Verde voltam do sul do estado com a medalha de prata no torneio da modalidade nos 58º Jogos Universitários Catarinenses (JUCS). O resultado supera o terceiro lugar conquistado em 2013 e, de quebra, classifica de forma inédita o time para a fase regional da Liga do Desporto Universitário, que acontece no início de 2015.
 
O torneio reunia, além da FURB e da Unochapecó, as equipes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Escola Superior de Criciúma (Esucri). A estreia das blumenauenses foi na última quinta-feira (07/8), com uma vitória tranquila diante da Udesc por 12 a 0. Na sexta-feira (08/8), outra vitória fácil diante das donas da casa, a Esucri, por 10 a 3.
 
A esperada final contra a temida equipe do oeste teve todos os ingredientes de uma partida decisiva. A FURB até que arrancou na frente, mas não suportou a pressão da Unochapecó, base da seleção brasileira e multicampeã em diversos torneios, que aproveitou pequenos erros para virar o placar e vencer por 5 a 1.
 
Mesmo com a derrota, a avaliação do coordenador de esportes da FURB, Emerson Brancher, é a melhor possível para esta campanha histórica. Segundo ele, “tivemos uma partida disputada de igual para igual e, se perdemos o título, foi em pequenos detalhes que se tornam fatais diante da experiência da Unochapecó. No final, deu a lógica, mas conseguimos nos superar e trazer a prata e a vaga para Blumenau”.
 
Liga Nacional
 
Terminado o desafio do JUCS, a equipe volta suas atenções para um desafio ainda maior neste mês de agosto. Trata-se da Liga Nacional de Futsal Feminino, cuja participação da equipe inicia nesta quinta-feira (14/8), na cidade de Telêmaco Borba (PR), diante das paulistas da AEC Kurdana/Cotia, na primeira rodada da chave.
 
Mesmo com o excelente desempenho nos JUCS, a Liga Nacional ainda traz ansiedade para a equipe blumenauense. “É um torneio novo para nós, um desafio onde sabemos pouco do que vamos encontrar pela frente. A exceção do Barateiro (de Brusque), que é cotado como um dos favoritos, as equipes da chave ainda são verdadeiras incógnitas”, afirma Brancher.
 
Na chave de Blumenau estão também, além do Barateiro e da AEC Kurdana/Cotia, o Clube Atlético Taboão da Serra/Jaguaré, também de São Paulo, e a Associação Atlética Hidráulica Brasil, de Goiás. Apesar do equilibro a expectativa, segundo Emerson Brancher, “é passar da primeira fase. O que vier depois será um bom lucro”.
 
Além de Blumenau e do Barateiro, as equipes do Kindermann, de Caçador, do Internacional, de Lages, e a Female/Chapecó, de Chapecó, são as outras representantes do estado no mais importante torneio da modalidade.