Dorival Caymmi ganha homenagem de luxo

Dorival Caymmi ganha homenagem de luxo

Dois grandes músicos e arranjadores, Dori Caymmi e Mario Adnet, se juntam no CD Dorival Caymmi cenetenário. Para interpretar a obra do compositor baiano foram convidadas as vozes de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nana Caymmi e Danilo Caymmi.
 
Dori e Adnet ainda trazem uma grande orquestra com sopros e cordas. Mesmo dividindo o repertório garantem a unidade do álbum em que a obra de Caymmi ganha tratamento luxuoso. Músicas que nasceram na rede, na beira do mar, aparecem em nova roupagem sem no entanto descaracterizar as originais dos clássicos relidos. A brisa continua baiana, com histórias do povo, da cultura e da natureza.
 
O disco abre juntando Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil em O que é que a baiana tem? e encerra juntando Nana, Danilo e Dori Caymmi em Canção da partida. No meio desse caminho seguem números individuais. Nana canta Sargaço do mar e A lenda do abaeté. Caetano liga duas praias de Caymmi com Saudade da Bahia e Sábado em Copacabana. Já as musas Dora e Marina ganham a voz de Chico Buarque. O samba liga Gilberto Gil a Rosa Morena e ao Samba da minha terra. Danilo Caymmi traz Vatapá e Nem eu. Os arranjadores também mostram a voz: Mario Adnet canta A vizinha do lado enquanto Dori Caymmi traz O bem do mar.
 
O disco não procura inventar muito em cima do que nasceu simples. Apenas veste de gala canções tão importantes, tão presentes, tão atuais. Cercado de alguns dos maiores artistas brasileiros, celebra a obra de Dorival Caymmi.
 
Fonte: Ziriguidum