Sistema Pronto vai servir de piloto na integração do e-SUS

Sistema Pronto vai servir de piloto na integração do e-SUS

Foto: Divulgação

O Sistema Pronto, desenvolvido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) vai servir de piloto na integração ao e-SUS. O e-SUS, uma espécie de SUS eletrônico, é um programa do Ministério da Saúde que visa a garantir a integração dos sistemas de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.
 
A informação foi confirmada neste final de semana durante reunião no Ministério de Saúde. O coordenador do Sistema Pronto pela FURB, professor Mauro Mattos, foi convidado a falar para os técnicos do Ministério sobre a implantação do Pronto em Blumenau. “Estamos muito felizes, porque o Ministério reconheceu a qualidade do Pronto”, disse o professor, que na ocasião estava acompanhado pelo coordenador do projeto pela prefeitura, Leonardo Rigo.
 
Atualmente, o Sistema Pronto atinge praticamente um terço da rede municipal de saúde de Blumenau. A iniciativa, que está sendo implantada desde 2011, visa a criar uma espécie de prontuário único, que pode ser acessado por qualqueer unidade da rede, seja unidades de saúde, hospitais e postos de saúde, unificando os dados dos usuários em um prontuário único.
 
Agora, o Pronto vai atuar em duas frentes: a primeira será justamente a integração ao e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.
 
E a segunda, mas andando de forma paralela, será alinhar a forma de integração do Pronto ao DataSUS – órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Blumenau torna-se, assim, o quarto município do país a efetivar esta integração.