Apresentado o software da eleição para a Reitoria

Apresentado o software da eleição para a Reitoria

Foto: Aristheu Formiga

A Divisão de Tecnologia da Informação da FURB, junto com a Comissão Eleitoral para a sucessão na Reitoria, fizeram na tarde desta quinta-feira (11-09), uma demonstração do sistema de apuração eleitoral. Este sistema, de leitura e contagem de votos em cédulas de papel, foi utilizado nas  consultas prévias para a escolha de Diretores de Centro e Coordenadores de Curso. Agora, será utilizado na consulta prévia para a Reitoria da FURB, no dia 24 de setembro, conforme o calendário eleitoral.
 
O software para a leitura e contagem de votos em cédulas de papel, foi desenvolvido por Rodrigo Muller e Pedro Choeiri, da Seção de Apoio ao Usuário. O programa abrange a leitura dos votos nas seguintes opções: Chapa 1; Nulo. Se o consultado não quiser caracterizar seu voto, basta não marcar  alguma das duas, e será considerado em branco. Ele também discrimina o voto de estudantes (peso 30%) e dos servidores da FURB (70%)., conforme a Resolução 100/2013, que regulamentou o processo de eleição para reitor e vice-reitor da Instituição.
 
Na opinião do professor Carlos Stein, presidente da Comissão Eleitoral, este software de leitura e contagem de votos é um avanço no processo de consulta prévia, pois além da segurança, pode apresentar o resultado em menos de três horas. “Este processo não discrimina as urnas, com a apresentação do número de votantes por centro”, disse ele.