Máquinas de Fazer Dinheiro chega em abril ao Angelim

Máquinas de Fazer Dinheiro chega em abril ao Angelim

Foto: Divisão de Cultura

De 12 de abril a 06 de maio, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe no Salão Angelim a exposição “Máquinas de Fazer Dinheiro” do artista paulistano Carlos Monaretta.  
A série ‘’Máquinas de fazer dinheiro’’ é composta de gravuras em serigrafia que surgem no registro fotográfico de carrinhos utilizados para o comércio ambulante e coleta de materiais recicláveis na cidade de Goiânia, em Goiás. Interessa ao artista refletir sobre toda a cadeia de ação do vendedor, desde a construção da máquina até a sua operação pelas ruas e registrar as formas criativas que existem no gesto construtivo de cada máquina.
 
A exposição foi selecionada através do edital de Exposições Temporárias de Artes Visuais Salão Angelim 2022. O salão está localizado na Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB.

Sobre o artista
 
Carlos Monaretta nasceu em 1995 na cidade de Guarulhos-SP, atualmente vive e trabalha na cidade de Goiânia-GO. É licenciado em artes visuais pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG). Desde 2016 participa de exposições em instituições públicas e privadas, das quais destacam-se: Abre Alas, Galeria A gentil carioca (2022), Salão Ver-ão no espaço Oasis, ‘’Novas Aquisições, Coleção Aldir Blanc Galeria Antônio Sibasolly’’ em Anápolis-GO (2021), ‘’2° Bienal das artes do SESC-DF em Brasília-DF (2018). Participou das residências artísticas: Projeto Volante, Edifício da Calle San Lazaro, Havana, Cuba (2021), ‘’Projeto Trampolim’’, MAC, Museu de arte contemporânea, Goiânia Goiás. Atualmente tem investigado os processos de existência, resistência e trabalho a partir da proposição de deslocamentos e inversões dos modos de ver a cidade, uso e ocupação do espaço urbano, analisando tais relações através do trabalho realizado por vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis.  
 
A visitação é aberta a toda comunidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e aos sábados, das 9h às 13h. Entrada gratuita.