Policlínica Universitária testa novo aparelho

Policlínica Universitária testa novo aparelho

Foto: Giovana Pietrzacka

A Policlínica Universitária recebeu doação de um aparelho específico para monitorar os batimentos cardíacos e diagnosticar arritmias em crianças. Trata-se do único equipamento que faz a verificação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os municípios que integram a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O material está em fase de testes. Nestas duas semanas, duas crianças se submeteram ao exame.

O Holter, como é chamado, é aparelho que permite o registro contínuo do ritmo e da frequência cardíaca, como ocorre em um eletrocardiograma, durante o período de 24 horas. Destina-se a detectar alterações do registro cardíaco durante a atividade normal e a correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente, como, por exemplo, palpitações, tonturas ou perda de consciência.
 
A coordenadora do Complexo da Saúde, Katrin Aline Osti, lembra que este exame “possibilita rapidez no diagnóstico e o início rápido no tratamento", disse. A leitura dos dados é transmitida por meio de um software para uma central em Curitiba (PR). Estima-se que, assim que for concluída a fase de testes, o tempo desde a instalação do material no paciente até a leitura e diagnóstico, seja de uma semana.
 
A doação do aparelho, bem como os custos destes laudos médicos serão financiados por meio de uma parceria com a Petrobras. A intermediação da parceria foi feita pela professora do curso de Medicina da FURB, a cardiopediatra Juliana Spengler Abuchaim. "O Holter é um exame complementar muito útil no diagnóstico de arritmias cardíacas. Consiste em um pequeno aparelho que o paciente leva na cintura, conectado a cabos de eletrodos que ficam colados no tórax e, assim, pode-se fazer uma monitorização dso batimentos cardíacos durante o período em que o paciente fica com o aparelho - 24 horas. Caso o paciente sinta alguma dor, palpitação, sensação de taquicardia ele anota no diário de eventos e pode-se fazer uma correlação do sintoma do paciente com o traçado eletrocardiográfico gravado no aparelho", explica a médica.