O canto internacional de Maysa

O canto internacional de Maysa

Em exatos vinte anos de carreira o sucesso de Maysa não se limitou ao Brasil, como comprova a caixa Maysa internacional, lançada pelo selo Discobertas do produtor Marcelo Fróes. Reunindo em cinco CDs material raro, traz fonogramas editados em países como EUA, Itália, Portugal, Espanha e Argentina.
 
A coleção de raridades abre com a edição americana do álbum brasileiro Convite para conhecer Maysa, lançado nos EUA em 1959 com o título The sound of love e na Argentina como Invitación para escuchar a Maysa. Mais interessante é ouvir Songs before dawn, esse gravado em Nova York em 1961 no estúdio da importante Columbia Records. Com repertório basicamente em inglês, o disco traz uma única música brasileira: A noite do meu bem, de Dolores Duran. 
 
Os outros três CDs reúnem faixas raras lançadas entre 1959 e 1976. Maysa cantou da bossa nova ao folclore russo, em uma seleção variada com musicas em inglês, francês, italiano e espanhol. Inclui curiosidades como duas versões para Reza, de Edu Lobo e Ruy Guerra: uma lançada apenas em Portugal e outra cantada em espanhol sob a mesma base. Também mistura fonogramas brasileiros que não fizeram parte da discografia oficial da cantora com gravações em discos de festivais, compactos, registros ao vivo e trilhas sonoras.
 
Com cuidadoso resgate, os encartes incluem capas de discos e selos, do acervo do colecionador Valdir Siqueira. A caixa Maysa internacional tem o mérito de resgatar fonogramas que poderiam passar despercebidos pelos fãs da cantora. Aqui aparecem cuidadosamente reunidos e remasterizados com ótima qualidade, mantendo a qualidade que o selo Discobertas imprime sempre em suas edições.
 
Fonte: Ziriguidum