Reunião discute participação da FURB no Projeto Rondon

Reunião discute participação da FURB no Projeto Rondon

Foto: Divulgação

Está marcada para as 17h desta terça-feira (7/10), na sala I-608 (Campus 1), uma reunião com acadêmicos e professores da FURB que estejam interessados em participar das operações do Projeto Rondon. O encontro, organizado pelos professores Alexandre Guedes (do curso de Farmácia) e Mariana Campos Martins Machado (do curso de Nutrição), busca formar um grupo de docentes e alunos para formulação de um projeto para operação e participação no Rondon em 2015.
 
A iniciativa de participar do Projeto partiu de alunos dos cursos de Biomedicina e Odontologia da FURB. No entanto, o objetivo da reunião é também convidar acadêmicos de outros cursos da Universidade, não necessariamente ligados a área da saúde.
 
Segundo a professora Mariana “uma das características do Projeto Rondon é ser enquadrado na modalidade de ‘extensão’. Mas, muito além de incentivar a participação de acadêmicos em atividades de extensão como o Projeto, participar do Rondon é trazer a eles e aos professores uma realidade que muitas vezes não é vista: a de comunidades carentes que precisam da assistência dos rondonistas”, diz.
 
Para ser um rondonista é preciso estar vinculado a instituição de ensino que participará do projeto. Os acadêmicos interessados em integrar o Rondon devem estar cursando a segunda metade da graduação. Não há restrição quanto ao curso em que estiver matriculado.
 
A iniciativa ainda passará pela avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX) da FURB. Se aprovado, a participação no Rondon se dará em julho do próximo ano, durante as férias.
 
FURB e o Projeto Rondon
 
Criado em 1967 no governo militar, o Projeto Rondon foi retomado em 2005 depois de uma interrupção de 16 anos das operações. Desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e da Educação, do governo federal, o Projeto busca desenvolver atividades de extensão universitária e de integração nacional, além de prestar auxilio social e de saúde a comunidades carentes e isoladas do país.
 
A FURB já participou com acadêmicos e professores de diversas operações do Projeto Rondon, tanto na primeira fase (onde atuou entre 1981 e 1985, em cidades do Mato Grosso e Pará) quanto na segunda etapa. As últimas participações da Universidade no Projeto aconteceram em 2008 (na Operação Grão-Pará), 2009 (Operação Centro-Norte Goiás) e 2010 (Operação Centro-Nordeste Goiás).
 
Mais informações sobre a reunião pelo e-mail furbnorondon@gmail.com .