Seminário discute relações entre a matemática e a música

Seminário discute relações entre a matemática e a música

Foto: Mateusz Stachowski

O Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, promove nesta segunda-feira (20-10), às 13h30min, na sala S 209 do Campus I,  um seminário intitulado Frações e música: ligações históricas e atividades didáticas, de autoria do mestrando Enilso Jablonski, orientado pela Profa. Dra. Tânia Baier.
 
No seminário será apresentada uma síntese da dissertação de mestrado, abarcando aspectos históricos e filosóficos da escola pitagórica, sendo apontada a sua importância nos estudos da relação entre a matemática e a música. É dado enfoque para a relevância atribuída à música na educação desde a antiga Grécia até a Idade Média, quando compunha o quadrivium, ocupando lugar de destaque ao lado da matemática. São apresentadas algumas características físicas do som e suas relações com a matemática.
 
Metodologia
Serão relatadas algumas atividades didáticas sobre frações e música na perspectiva de proporcionar um aprendizado motivador e significativo aos educandos, abordando uma das formas de arte que mais desperta o interesse dos jovens: a música. As atividades enfocam a relação entre frações e frequências das notas da escala musical cujos fundamentos estão na experiência de Pitágoras com o monocórdio. Algumas atividades focam a representação das frações de tempo, presentes na duração dos sons, por meio da escrita das notas musicais na pauta. Serão tecidas considerações pedagógicas e o relato da aplicação de algumas atividades com estudantes dos anos finais do ensino fundamental.