FURB cria política voltada à discussão de temas transversais

FURB cria política voltada à discussão de temas transversais

Foto: Divulgação

Por meio da Resolução Nº 053/2014, de 13 de outubro de 2014, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) criou a Política de Desenvolvimento de Ações  Permanentes e Articuladas de Temas Transversais, a chamada PATT. A PATT tem como objetivo estabelecer fundamentos e orientações para o planejamento e avaliação de ações sobre os temas transversais, como Diretos Humanos, Gênero, Educação Ambiental, Relações étnico-raciais e  Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena a serem contempladas em todos os níveis de modalidades do processo de ensino, pesquisa, extensão e cultura da FURB.
 
Entre os principais objetivos da PATT estão: manter um portfólio permanente e atualizado dos movimentos sociais sobre os temas transversais; propor discussão permanente acerca dos temas transversais no âmbito dos departamentos, colegiados de cursos de graduação e pós-graduação, Núcleo Docente Estruturante, FURB Idiomas, cursos sequenciais e de Ensino Médio e trabalhar no sentido de socializar e divulgar os trabalhos e atividades relacionadas.
 
A mesma Resolução que cria a PATT também institui a Comissão que tem como objetivo organizar e acompanhar as ações objeto desta Resolução, em  todos os níveis e modalidades de ensino, pesquisa, extensão e cultura.
 
A criação da PATT foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em sessão no dia 7 de outubro. O CEPE é um órgão deliberativo, normativo e consultivo da FURB em matéria de ensino, pesquisa e extensão.