Comissão apresenta Balanço Crítico de Autoavaliação

Comissão apresenta Balanço Crítico de Autoavaliação

Foto: Giovana Pietrzacka

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo de autoavaliação institucional, apresentou ao reitor João Natel o Balanço Crítico do processo de autoavaliação 2009-2011.
 
O documento representa uma ferramenta para mensurar o grau de apropriação da gestão universitária dos resultados de seus processos internos de avaliação, especialmente em relação aos indicadores de desempenho institucional que apresentam fragilidades. O balanço, entregue pelo professor Mauro Rogério da Silva, coordenador da comissão, consiste em um estudo comparativo entre as ações realizadas pela Universidade em relação às recomendações dadas pela CPA no Relatório de Autoavaliação 2009-2011, publicado em 2012.
 
Ao receber o documento o reitor relatou que, em relação às recomendações, todas foram incorporadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na forma de metas e ações e comprometeu-se em acolher os apontamentos feitos pela comissão no balanço crítico: “esta cultura de avaliação é um dos pilares da Instituição. Este documento não será apenas algo formal, mas sim, uma ferramenta da gestão”, disse João Natel.
 
O Balanço Crítico se fundamenta nas dez dimensões estabelecidas pelo SINAES, as quais identificam o perfil e o significado da atuação da Instituição. O documento serve de referência para avaliações externas e está disponível para acesso público de toda comunidade.