Seminário discute a visualidade no ensino de química

Seminário discute a visualidade no ensino de química

Foto: Divulgação

A mestranda Dinara Gretter, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta um seminário na segunda-feira (08-12), às 13h30min, na sala S 307, Campus I, intitulado As contribuições dos recursos visuais para o ensino de soluções químicas no contexto da surdez utilizando o tema da automedicação. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Mauro Sacharf.
 
 O conhecimento químico torna-se uma ferramenta cultural essencial para o exercício da cidadania, a fim de promover uma educação de qualidade para que todos tenham acesso faz-se necessário a construção de novas propostas voltadas à diferença. Nesse sentido presenciamos ainda que timidamente o delineamento de novas perspectivas no contexto da surdez. Por muito tempo a educação de alunos surdos teve um forte envolvimento com a reabilitação desses sujeitos, diante do exposto destacamos a possibilidade de desenvolver as potencialidades desses alunos utilizando práticas didáticas diferenciadas que façam o uso da visão como principal sentido para a aprendizagem.
 
 
Metodologia
A luz da Educação Inclusiva no âmbito da surdez, este seminário tem por objetivo relatar a aplicação de uma sequência didática aplicada em uma turma do 2º ano  de uma escola do munícipio de Barra Velha da rede pública de ensino. Os recursos visuais serviram como aporte para o desenvolvimento das atividades didáticas que possibilitasse a construção do conhecimento químico sob a ótica da automedicação.
  
Resultados
Os resultados apontam para um redimensionamento da prática docente as atividades desenvolvidas consideraram tanto aspectos individuais como sociais dos conhecimentos trabalhados em sala de aula. A abordagem de ensino utilizando recursos visuais favorece a participação do aluno surdo no ato de aprender, pois utiliza seu potencial viso-espacial na interação com o objeto de conhecimento.