50 anos: Orquestra faz homenagem ao Maestro Frank Graf

50 anos: Orquestra faz homenagem ao Maestro Frank Graf

Foto: Daniel Zimmermann

Além da homenagem aos alunos da primeira turma do curso de Ciências Econômicas, a cerimônia especial a ser promovida neste sábado, 6 de dezembro, haverá ainda outro homenageado: o maestro Frank Graf. Foi ele quem criou a Orquestra da FURB, em 1999. Em sua homenagem, a Orquestra fará um concerto especial!
 
A solenidade fará parte das atividades alusivas aos 50 anos de fundação da Universidade, comemorados em maio deste ano.
 
A proposta inicial é conceder ao maestro Frank Graf a honraria de maestro emérito da Orquestra da FURB. “Foi ele quem criou a Orquestra e incentivou muita gente, inclusive eu e o Lenzi (Luiz). Somos regentes porque foi ele quem nos incentivou”, disse Roberto Rossbach, atual Maestro da Orquestra da FURB.
 
Além destas duas homenagens, a solenidade também vai contar com a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao naturalista Fritz Muller e ao professor Alcides Abreu, responsável pela Aula Magna do curso de Ciências Econômicas, há exatos 50 anos. Em outra ocasião, será feita uma homenagem aos primeiros alunos do curso de Ciências Econômicas da FURB.
 
Perfil do maestro Frank Graf
Nascido em Halberstadt, na Alemanha, em 19 de março de 1943, filho de Otto Friederich Johannes Graf (instrutor de avião alemão) e Esther Graf (pianista brasileira), Frank Graf está no Brasil desde os três anos. Fez o curso clássico de línguas e estudou Teologia. Atuou como pastor e foi diretor do Departamento de Música da IECLB, onde organizou o hinário “Hinos do Povo de Deus1”. 
 
Em 1999, criou a Orquestra da FURB. Constituída por acadêmicos, músicos profissionais e voluntários da comunidade, a Orquestra tem como objetivos contribuir para a formação sociocultural de seus integrantes e comunidade em geral; oportunizar aos acadÊmicos a vivência da prática musical, além de particiapr de eventos promovidos pela Universidade.
 
Sua vocação musical o transformou em um ícone da cultura blumenauense há mais de uma década. Em várias frentes, Graf atuou como secretário de cultura e é professor e maestro de uma rica trajetória que engloba o Teatro Carlos Gomes, a Fundação Cultural e a Universidade Regional de Blumenau.
 
Serviço
O quê: Homenagem especial alusiva aos 50 anos da FURB
Quando: 6 de dezembro – sábado
Horário: a partir das 10h 
Local: Teatro Carlos Gomes
Informações: www.furb.br/50anos