Ouvidoria atendeu mais de cinco mil casos no ano passado
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [05/02/2015] [13 h03]
A Ouvidoria da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou 5.292 atendimentos em 2014, uma média de 360 casos por mês ou 12 ao dia. Criado pelo Conselho Universitário em 2012, com o objetivo de analisar as reclamações e sugestões de alunos, professores e usuários dos serviços da FURB, o órgão foi acionado em 83,6% dos casos para dirimir dúvidas. Em 2013 foram 5.544 atendimentos. Na média, a Ouvidoria atende cinco mil casos/ano.
Segundo o ouvidor, professor Leonir Alba, a maioria das dúvidas refere-se a matrículas em cursos, pagamentos, horários de atendimento de setores ou aulas, classificação em exames e notas. Ainda no que se refere a números totais, a Ouvidoria recebeu também, ano passado, 192 críticas a alguma situação na FURB (3,62% do total); 32 sugestões (0,6%); e 629 acessos na categoria outros (11,8%).
- A procura tem sido muito grande pela Ouvidoria, que tem canalizado as críticas, dúvidas e sugestões sobre atos e fatos da Universidade, numa clara demonstração de credibilidade do serviço. Todas as manifestações são cuidadosamente recebidas, encaminhadas aos setores competentes e acompanhadas para que se produza um atendimento ágil e eficaz às demandas, o que também serve para se aprimorar os processos baseados em dados confiáveis e sistematizados”, garante o ouvidor.
Esse papel da Ouvidoria de cobrar soluções das demandas, inclusive em situações de conflito, está consolidado e já quebrou as resistências iniciais, admite o ouvidor. “No início, é claro, havia o temor de interferências, mas hoje temos facilidade em dialogar e encontrar soluções conjuntas em todos os setores, que entenderam o papel que temos de intermediar os questionamentos da melhor maneira possível”, disse, ao lado do braço-direito Marcos Alberto dos Santos.
Tem interesse em conhecer mais ou acessar à Ouvidoria? Visite o endereço eletrônico e/ou preencha o formulário. Mais informações pelos telefones 3321-0678 e 3321-0958, além do e-mail ouvidoria@furb.br
Confira o quadro com os atendimentos do ano passado:
Tabela 1: Atendimentos realizados pela Ouvidoria/ SAP em 2014
Mês/Ano |
Críticas |
Dúvidas |
Sugestões |
Outros |
Total |
Jan/2014 |
3 |
525 |
3 |
80 |
611 |
Fev/2014 |
26 |
435 |
2 |
67 |
530 |
Mar/2014 |
28 |
344 |
9 |
59 |
440 |
Abr/2014 |
17 |
353 |
4 |
50 |
424 |
Mai/2014 |
9 |
328 |
2 |
49 |
388 |
Jun/2014 |
15 |
344 |
0 |
42 |
401 |
Jul/2014 |
24 |
386 |
1 |
58 |
469 |
Ago/2014 |
22 |
285 |
6 |
65 |
378 |
Set/2014 |
15 |
353 |
1 |
43 |
412 |
Out/2014 |
21 |
406 |
1 |
50 |
478 |
Nov/2014 |
10 |
313 |
1 |
41 |
365 |
Dez/2014 |
2 |
357 |
2 |
35 |
396 |
TOTAL |
|
|
|
|
5292 |