Cine-Debate na FURB apresenta Gritos e Sussurros

Cine-Debate na FURB apresenta Gritos e Sussurros

Foto: Gritos e Sussurros (Suécia, 1972)

Nesta quarta-feira, 11 de maio, o Cine-Debate apresenta a obra Gritos e Sussurros, produzida na Suécia, em 1972, com roteiro e direção de Ingmar Bergman, considerado um dos mestres do cinema moderno.
 
A sinopse da obra revela o ambiente em que a história de quatro mulheres se entrelaça. “Em uma casa no campo, uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa”.
 
Bergman nasceu em 14 de julho de 1918 e por ocasião do seu centenário um artigo publicado pela repórter Raquel Carneiro na revista Veja traz a visão do curador e distribuidor da mostra Centenário Ingmar Bergman, Giscard Luccas, que o considera  “o grande cineasta dos temas humanos, do sofrimento, da dor da existência, da impossibilidade do cotidiano. Mas também do amor, da precariedade do afeto, da quase intransponível incomunicabilidade do ser humano nas coisas mais banais”.  
 
O Cine-Debate inicia às 19 horas, no Espaço de Cinema e Vídeo da Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB. A entrada é gratuita e a capacidade da sala é de 40 pessoas.
 
O filme tem 1h30 de duração e após a exibição o estudante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Mateus Nuss, faz a mediação do debate.
 
Título original: “Viskningar Och Rop”
Duração: 1h 30min
Drama
Direção e Roteiro: Ingmar Bergman
Elenco: Ingrid Thulin, Liv Ullmann, Harriet Andersson
Classificação indicativa: 18 anos
Informações: cultura@furb.br