Estudo relaciona turismo e desastres no litoral catarinense

Estudo relaciona turismo e desastres no litoral catarinense

Foto: Divulgação

O mestrando Marcelo Mariano da Costa, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, defende nesta terça-feira (10 de março), às 10h, na sala R 302 do Campus I, a dissertação "A relação entre turismo e desastres: o caso da destinação turística de Santa Catarina denominada de Costa Verde e Mar". O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marcos Antônio Mattedi.
 
O presente estudo aborda a relação existente entre turismo e desastres na destinação turística Costa Verde e Mar situado no Estado de Santa Catarina. A destinação é conhecida por suas belezas naturais, que consequentemente passam a atrair milhares de turistas que anualmente visitam para desfrutar dos atrativos naturais e culturais existentes em suas onze cidades. A destinação Costa Verde e Mar localiza-se parcialmente dentro da Bacia Hidrográfica do Vale do Rio Itajaí-Açu. A região é suscetível a desastres e possui um histórico desse fenômeno em função das características físicas existentes.
 
Desastres
Dessa forma, os desastres se constituem em um fenômeno, quando efetivado em determinado território, associado com fatores antrópicos trazendo sérios impactos negativos para o setor do turismo. Assim, a efetivação desse fenômeno poderá desestruturar toda sua dinâmica, prejudicando assim, localidades que detêm o turismo como fonte primária em sua economia. 
 
Metodologia
No entanto, mesmo com essas características visíveis na destinação, ainda não existem políticas públicas que estabeleçam ações de cunho preventivo sobre possíveis impactos dos desastres sobre o turismo. A presente pesquisa teve como metodologia a revisão bibliográfica e análise de documentos oficiais que abordam os desastres, quanto ao turismo do estado de Santa Catarina. Foram também analisados os Planos Nacionais de Turismo (PNT) para extrair dados referentes a essa temática.
 
Resultados
Dessa forma, concluiu-se que apesar de alguns municípios da destinação Costa Verde e Mar se encontrarem localizados dentro de uma área suscetível e com a iminência de intempéries como a Bacia Hidrográfica Vale do Rio Itajaí-Açu, o poder público não estabeleceu políticas preventivas sobre possíveis impactos dos desastres sobre o setor do turismo e especialmente na destinação da Costa Verde e Mar. Outra constatação é de que ainda tanto no estado de Santa Catarina quanto no Brasil ainda não existem pesquisas de cunho qualitativa e quantitativa correlacionando às destinações turísticas e possíveis pontos de vulnerabilidade e consequentemente suscetibilidade a desastres.