Laboratório faz avaliação da composição corporal dos PMs

Laboratório faz avaliação da composição corporal dos PMs

Foto: Divulgação

O Laboratório de Cineantropometria e Biomecânica, ligado ao Curso de Educação Física da FURB firmou uma parceria inédita com a Polícia Militar de Blumenau. Todos os cerca de 350 policiais militares que atuam na Corporação estão se submetendo a uma avaliação da composição corporal. Tudo é feito no Laboratório. A ideia da avaliação é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma aluna do curso de Educação Física, que também é policial militar.

Fernanda Luzzani atua na Corporação há seis anos e meio. Lá sentiu a necessidade de saber mais sobre a aptidão física dos policiais. E este foi justamente o objetivo do TCC: avaliar os níveis de aptidão física relacionada à saúde e composição corporal dos policiais militares que trabalham em dois setores específicos: Policiamento Operacional de Radiopatrulha do 10° Batalhão de Polícia Militar e na Central Regional de Emergência de Blumenau. Para o TCC, participaram voluntariamente 72 policias, todos do sexo masculino. Após os testes, Fernanda concluiu que os policiais do policiamento de radiopatrulha possuem melhor aptidão física quando comparados aos do outro setor.

Em vista deste resultado, ela sugeriu esta parceria com a FURB, mas contemplando todos os policiais militares, inclusive os policiais rodoviários estaduais. “Por meio do relatório final a ser apresentado, nossa ideia é instituir um programa de atividade física permanente e orientada dentro da escala de trabalho dos policiais”, disse Fernanda.

O TCC (finalizado ano passado), bem como a avaliação com os policiais, está sendo orientada pelo professor doutor Luiz Francisco Reis, que é coordenador do Laboratório. Ele considera de suma importância a avaliação e também a parceria firmada com a PM. “Nosso laboratório possui todos os equipamentos e condições para uma avaliação corporal eficiente. Junto com a Fernanda, queremos contribuir para apontar melhorias na aptidão física do policial militar”, disse.