Homenagens marcam comemoração de 50 anos do NPJ

Homenagens marcam comemoração de 50 anos do NPJ

Foto: Estudantes de Publicidade e Propaganda

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) comemorou nesta segunda-feira, 16 de maio, os 50 anos de implantação do seu Núcleo de Práticas Jurídicas, o NPJ.
 
Com o objetivo de marcar a data, uma solenidade homenageou pessoas que ajudaram a construir a história do Núcleo e que abriu, oficialmente, as comemorações que se estenderão por um ano. Convidados, professores, técnicos e estudantes prestigiaram o evento, realizado no auditório do bloco J, no campus 1 da FURB.
 
A solenidade iniciou com a apresentação da Camerata de Violões da Universidade de Blumenau e a exibição de um vídeo feito especialmente para a data.
  
A mesa de autoridades contou com a presença do Procurador do Município de Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, representando o prefeito, Mário Hildebrandt; com o representante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Jorge Luiz de Borba; com o diretor do Fórum Universitário de Blumenau, juiz Jaber Farah Filho e as presenças da reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, do diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Feliciano Alcides Dias, da coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Giselle Marie Krepsky e da estudante Shaiyane Crisley do Nascimento Arndt, representando o Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (DACLOBE), do curso de Direito da FURB.
 
Iniciando a noite de homenagens, o técnico administrativo na ativa com maior tempo de atuação no NPJ, Leonardo Pinto, recebeu a menção honrosa pelos 50 anos do Núcleo,  estendendo a homenagem a todos os auxiliares e assistentes administrativos da FURB que se dedicam diariamente ao NPJ.
 
Representando os técnicos advogados com maior tempo de dedicação, ainda na ativa, foi homenageado Sidnei Antônio Bernardy, a esposa e também professora do NPJ,  Lenice Kelner, representou o marido na ocasião.
 
O professor Pedro Reis Júnior (in memoriam) que auxiliou na implantação do Serviço Judiciário do curso de Direito, em 1972, atuando como o primeiro coordenador do estágio também recebeu homenagem e foi representado pela neta Juliana Reis Scheeffer, formada em Direito pela FURB.
 
Representando os funcionários terceirizados, Cleide Onice Mendonça de Sá também recebeu a menção honrosa pelos 50 anos do Núcleo, sendo a funcionária terceirizada com mais tempo de atuação no NPJ: desde 2008.
 
Elyzandra dos Santos Farah recebeu a homenagem em nome do cartório da Unidade Judiciária da FURB, no qual tramitam os processos patrocinados pelo Núcleo.
 
Em 2018, novo diálogo entre a FURB e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina estabeleceu oficialmente o Posto de Atendimento e Conciliação e a cessão de uso do espaço do Fórum Universitário e o juiz Jeferson Isidoro Mafra recebeu a homenagem, representando a atuação do NPJ nos atendimentos dos Juizados Especiais Cíveis e a sua colaboração na referida legislação.
 
Representando a administração do Fórum Universitário foi homenageada Cristina Augusta Zendron Range. Idealizadora de ações que visam a pacificação dos conflitos e representando a relação do NPJ com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) foi homenageada a juíza Quitéria Tamanini Vieira Peres, que foi, também, aluna, monitora do estágio no NPJ e professora do curso de Direito da FURB.
 
O professor Fiorello Nones, primeiro professor orientador do estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas também recebeu a menção honrosa pelos 50 anos do NPJ, em reconhecimento à sua história de atuação docente, diretamente relacionada com a história do Núcleo.
 
O professor aposentado que mais tempo atuou no NPJ, Paulo Schmitt, que lecionou entre 1981 a 2017, também foi homenageado. E representando os professores na ativa com maior tempo de atuação, a professora Kátia Scherer foi convidada a receber a homenagem e, em seu nome, estender os agradecimentos e o reconhecimento aos demais docentes pela dedicação e compromisso diários.
 
Em nome da Defensoria Pública de Santa Catarina, o defensor Fernando Correa representou Albert Silva Lima na solenidade e recebeu a menção honrosa.
 
O Observatório Social de Blumenau (OSBLU) recebeu menção honrosa representado por Christian Marlon Panini de Carvalho.
 
Homenageando a Procuradoria Geral de Blumenau, que teve o Programa de Transação Tributária lá idealizado, o procurador do município, Romualdo Paulo Marchinhacki, neste ato representando também Júlio Augusto de Souza Filho, recebeu a homenagem.
 
O desembargador Jorge Luiz de Borba, representando o desembargador João Henrique Blasi, presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, também recebeu a homenagem do NPJ.
 
Representando o Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua e sua atuação junto aos estudantes da Universidade, recebeu homenagem Shaiyane Crisley do Nascimento Arndt.
 
Representando a Vara Universitária, juiz Julio Cesar de Borba Mello recebeu a menção honrosa e, em seu nome, o NPJ estendeu homenagem a todos os juízes que atuam e atuaram junto aos processos do Núcleo da FURB.
 
Raquel Beduschi Nemetz foi a homenageada, representando os conciliadores da Vara Universitária. E, representando todas as pessoas que já foram atendidas pelo NPJ da FURB ao longo dos seus 50 anos e pela importância dos clientes na realização dos estágios obrigatórios, por confiarem suas demandas aos cuidados dos estudantes, foi homenageada Úbia Souza Lima.
 
Convidado a ocupar a tribuna, em nome do Fórum Universitário de Blumenau, falou o juiz Jaber Farah Filho, que contou como sua trajetória profissional se confunde com a história do NPJ, desde a esposa Elysandra Farah, que atua no cartório
da Unidade Judiciária da FURB, ao filho, estudante do curso de Direito da FURB.
 
Farah destacou os serviços essenciais prestados pelo NPJ à população de Blumenau, com um trabalho de excelência.
 
O desembargador Jorge Luiz de Borba destacou a parceria entre a FURB e o Poder Judiciário de Santa Catarina. “A qualidade dos serviços realizados aqui é diferenciada em relação aos outros núcleos de práticas jurídicas do Estado. Parabéns a esta nobre causa e que a parceria do TJSC com a Universidade de Blumenau continue a gerar bons frutos.”
 
Procurador de Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, reafirmou a importância do papel social do Núcleo de Práticas Jurídicas da FURB e a possibilidade de aliar teoria e prática no atendimento à população, especialmente àquela mais vulnerável economicamente.
 
Ele também destacou o projeto Transação Tributária, realizado em parceria com a FURB e que rendeu ao magistrado, Emanuel Schenkel do Amaral e Silva e às procuradoras municipais Cleide Regina Furlani Pompermaier e Ângela dos Santos Farias o primeiro lugar na categoria Juiz, da 17° edição do Prêmio Innovare, em 2020. “Hoje, o papel do NPJ é fundamental para que as coisas aconteçam”, disse. Amaral e Silva e as procuradoras municipais também prestigiaram a solenidade realizada na FURB.
 
A participação dos cursos de Serviço Social e Psicologia nos atendimentos prestados pelo NPJ foi destacada no discurso do diretor do CCJ, Feliciano Dias. A reitora Marcia Sardá Espindola saudou os mais de seis mil bacharéis em Direito formados pela FURB e destacou o impacto da Universidade no desenvolvimento de Blumenau e região.
 
A professora coordenadora do NPJ, Giselle Marie Krespy recebeu um agradecimento especial pelo trabalho realizado no Núcleo e pela organização das comemorações pelos 50 anos do NPJ. Ela apresentou oficialmente aos presentes o selo criado para comemorar a passagem do cinquentenário.
 
Uma exposição de fotos históricas que vai percorrer diferentes espaços nos próximos meses e o descerramento de uma placa comemorativa ao aniversário também marcaram a noite de homenagens, que pode ser acompanha na íntegra aqui.