Edujornalismo e Letramento digital realiza primeira atividade

Edujornalismo e Letramento digital realiza primeira atividade

Foto: Thiago Marques

O projeto de extensão Edujornalismo e Letramento Digital fez a apresentação do programa aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Elza Henriqueta T Pacheco, de Blumenau. Na oportunidade, o professor Sandro Galarça, acompanhado dos bolsistas Isabela Fernandes Gorges e Thiago Marques, abordou teoricamente o que é Edujornalismo, Educomunicação e Educação Midiática. Também apresentou as oficinas que serão realizadas nos próximos meses. O primeiro encontro com a turma foi nesta segunda-feira, 16 de maio.  
O projeto é desenvolvido desde 2015 pelo curso de Jornalismo da FURB e tem a intenção de promover uma maior conscientização dos jovens e adolescentes por meio de oficinas interdisciplinares de jornalismo. As oficinas abordam conteúdos técnicos de forma prática e são voltadas para a fotografia, produção de vídeo, áudio, jornalismo digital e conteúdo para redes sociais. As atividades desenvolvidas presencialmente estavam suspensas desde o começo do ano de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19 e dos protocolos de segurança nas escolas. 
 
Pouco mais de 30 estudantes acompanharam o recomeço da fase presencial do projeto, dentro da disciplina de Sociologia, que tem como professora Caroline Laiza. De acordo com a metodologia proposta pelo projeto, as oficinas que contemplam uma ampla discussão sobre educação e produção midiática possuem cinco fases: diagnosticar, planejar, agir, avaliar e refletir. De acordo com o professor Sandro Galarça, coordenador do projeto, "essa é uma excelente oportunidade para questionarmos e refletirmos sobre a influência dos meios digitais e da grande mídia em nossa sociedade. Hoje, temos a mediação da informação baseada na tecnologia móvel, nos aplicativos e nas redes sociais por meio dos smartphones, mas não paramos para pensar sobre essas implicações".
 
O projeto integra o Programa Pensamento Computacional na Formação para a Cultura Digital e tem a participação dos cursos de História e Jornalismo. Os resultados esperados contemplam a curricularização da extensão na FURB, por meio de amplo espaço para o trabalho em diversas disciplinas dos cursos envolvidos, ao longo de dois anos, que é o tempo de desenvolvimento desse projeto na escola Elza Pacheco. "Entendemos que a Universidade é também um campo de mediações, cujo processo contribui para a construção de uma comunidade educativa que pensa, reflete e produz conhecimento sobre si mesma. Por isso a relevância da educação midiática nas escolas", conclui o professor Sandro Galarça.