Uma História de Seis Cordas (Parte III)
Por Tiago Fernandes Segaty [14/04/2015] [17 h23]
Se de um lado “Leo” Fender propiciou inúmeras inovações nas guitarras, do outro havia um músico contemporâneo que influenciou a construção das mais clássicas guitarras do mundo.
Les Paul
Les Paul nasceu Lester William Polsfuss na cidade de Waukesha, Wisconsin, numa família de descendência alemã. Aos oito anos ele começou a tocar harmônica, passando sem muito sucesso pelo piano, chegando então ao violão.
Nesta época ele já demonstrava seus dotes criativos quando inventou um suporte para a gaita harmônica, que lhe permitia tocar ambos os lados desta, mantendo suas mãos livres para os acompanhamentos nas cordas. O suporte é fabricado até hoje utilizando basicamente o mesmo desenho. Ele ainda percebeu que poderia utilizar o bocal dos telefones da época como um microfone para cantar e tocar gaita.
Aos treze, Paul se apresentava em pequenas casas, como cantor de country music, sempre acompanhado de violão e harmônica. Nesta época ele criou seu primeiro invento de áudio. Querendo que seu som chegasse a mais pessoas dentro dos clubes, ele conectou a agulha de um fonógrafo ao seu violão, cabeando esta até um autofalante de rádio, amplificando assim o som do seu violão.
Porém a microfonia era insuportável. A tentativa então foi colocar um pouco de gesso dentro da guitarra para reduzir os ruídos, o que acabou acrescentando peso indesejado para o instrumento. Ele finalmente concluiu que o corpo oco era o problema. Foi para um pátio ferroviário, arranjou um pedaço de aço para usar como corpo da guitarra. Naturalmente, a ideia de usar um pedaço de metal no palco era pouco atraente, particularmente numa época em que as guitarras de jazz extravagantes eram o que os fãs de música estavam acostumados a ver. Assim sendo, Paul voltou atrás e continuou com suas guitarras ocas.
No final dos anos 30, ele reviveu a sua ideia de uma guitarra de corpo sólido com dois objetivos em mente: Ele queria um instrumento que sustentaria mais o som e produziria um tom mais brilhante. Paul construiu então a guitarra em um pedaço de pinho equipada com um trêmulo caseiro e pick-ups. Para um olhar mais receptivo, ele cortou o corpo de uma Epiphone semiacústica ao meio e utilizou como "asas" para o corpo de pinho. Estava criada a “The Log”.
Les Paul se aproximou das empresas Gibson com sua invenção, mas foi rechaçado, tendo sua guitarra comparada a uma vassoura com captadores. Contudo, com a aparição das guitarras Fender anos mais tarde, o presidente da Gibson, Ted McCarty, rapidamente convocou Les Paul como consultor para criar um produto que concorresse com o de Leo Fender.
A partir de então as contribuições de Les Paul para o instrumento são controversas.
O livro "50 anos da Gibson Les Paul" limita a participação do músico a definições pouco relevantes: aconselhar sobre a peça do corpo que seguraria as cordas junto à ponte e a cor de preferência, afirmando que ele preferia a cor dourada por "parecer mais caro", e a cor preta porque "seus dedos pareciam se mover mais rápido e a guitarra era elegante tal como um terno".
Além disto, o presidente da Gibson afirma que a empresa se aproximou do artista e inventor visando imprimir o nome dele – na época enormemente conhecido – no instrumento para melhorar as vendas, e que em 1951, a Gibson tinha mostrado a Les Paul um instrumento semiacabado. McCarty também afirma que as discussões de design com Les Paul foram limitadas à instalação de um tampo sobre o corpo de mogno para melhorar a densidade e o sustain. De qualquer forma, de acordo com a Gibson, essa mudança tornaria a guitarra muito pesada e o pedido de Les Paul foi negado.
A Gibson Les Paul foi lançada oficialmente em 1952, tendo como primeiras versões a Goldtop. Em 1961, com considerável baixa nas vendas, a Gibson reestilizou o instrumento, sem o conhecimento de Les Paul. Uma guitarra bem mais fina e leve, com desenho mais agressivo. A pedido de Les Paul ela foi rebatizada mais tarde como Gibson SG, também um dos modelos mais famosos da companhia.
De qualquer forma é sabido que o protótipo de corpo sólido chamado "The Log" teve seu design amplamente considerado como o primeiro de corpo sólido já construído.
Les Paul se destacaria ainda como pioneiro em gravações multipista, além de ter sido considerado pela revista Rolling Stone, o 18º guitarrista de todos os tempos, sugerindo incontáveis outras histórias marcantes na vida deste gênio do áudio e da música.