Seminário verifica o uso do etanol como combustível

Seminário verifica o uso do etanol como combustível

Foto: Divulgação

A mestranda Leila Graciela Siebert Bitencourt, do Programa de Pós-graduação em Química da FURB, apresenta nesta quinta-feira (30-04), às 14 horas, na sala S 307, Campus I, o seminário Estudo da influência da membrana e do suporte do catalisador na eficiência de uma célula a combustível etanol direto. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Deyse E. O. S. Carpenter.
 
Para a conferencista, tendo em vista os problemas ambientais observados com a evolução da humanidade, que necessita de energia para seu desenvolvimento, fontes de energia limpa estão sendo pesquisadas, e as células a combustível (CaC) são fontes promissoras de energia renovável, pois a emissão de poluentes é reduzida, são portáteis e tem a capacidade de produzir energia de forma contínua, uma vez que esta é constantemente alimentada. Contudo, as células a combustível ainda precisam ser melhoradas, pois apresentam custo elevado e o crossover deve ser reduzido.
 
Dentre os tipos de células a combustível mais promissoras estão as células a combustível do tipo PEM (Membranas trocadoras de prótons) e as que utilizam membranas trocadoras de ânions (AEM). Contudo, conforme pesquisas recentes, as células a combustível que utilizam membranas trocadoras de ânions apresentam vantagens comparadas as células a combustível do tipo PEM, entretanto, estudos ainda são necessários para superar alguns desafios relacionados a este tipo de CaC.
 
Metodologia
Neste trabalho faremos uma análise com as duas células, AEM e PEM utilizando etanol (C2H5OH) como combustível, tendo como variáveis os suportes do catalizador, a temperatura, a vazão, a concentração do etanol, ou etanol com hidróxido de potássio (KOH) no caso das AEM e o torque da CaC. A fim de verificarmos qual tipo de célula tem melhor desempenho e sob quais condições de operação.