Motta abre Semana de História com 70 trabalhos do País

Motta abre Semana de História com 70 trabalhos do País

Foto: Sarah Dutra

O curso de História da FURB realiza, de hoje (dia 04) até sexta-feira (08/05), a 22ª Semana Acadêmica. A conferência de abertura será ministrada logo mais, às 19h, no auditório da Biblioteca Universitária (campus 1) por Rodrigo Patto Sá Motta, presidente da Associação Nacional de História e também especialista no debate sobre o tema “A ditadura e as universidades brasileiras: repressão, modernização e acomodação”. Mais de 70 trabalhos, de todo País, estão inscritos na Semana de História da FURB.
 
Motta lançou um livro no ano passado nos 50 anos do Golpe de 64. Mais informações sobre a obra podem ser obtidas aqui: https://www.ufmg.br/boletim/bol1854/8.shtml .  Ele possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais(1990), mestrado em História pela mesma instituição (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007), e atuou como Professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea.
 
Estão programados minicursos, simpósios, conferências e apresentações de trabalhos acadêmicos da FURB, UDESC, Cândido Mendes, IFSC, UFSC, UFFS, UFPR, entre outras instituições de ensino.
 
Também estão confirmadas as presenças dos outros professores de expressão:
Prof. Dr. Sérgio Ricardo da Mata (UFOP)
Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado (UFSC)
Prof. Dr. Luiz Geraldo Santos da Silva (UFPR)
Prof. Dr. Gilberto da Silva Francisco (UNIFESP)
Prof. Me. Fábio Paiva Reis (UM - Portugal)
 
Programação de conferências no auditório da Biblioteca Universitária
 
Segunda-feira - conferência de abertura - 19:00
Tema: A ditadura e as universidades brasileiras: repressão, modernização e acomodação 
– Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG)
 
Terça-feira - conferência - 19:00
 Tema: O império português como figuração: africanos, escravos e afrodescendentes livres e libertos no sistema social do Atlântico Sul (Séculos XVII e XVIII) 
- Luiz Geraldo Santos da Silva (UFPR)
 
Quinta-feira  - conferência - 19:00
 Tema: A tradição de João Maria e o movimento do Contestado
– Paulo Pinheiro Machado (UFSC)
 
Sexta-feira - conferência de encerramento - 19:00
Tema: Consciência histórica ou falsa consciência? Uma visão weberiana sobre a moderna historiografia brasileira
- Sérgio da Mata (UFOP)