Pesquisa sugere investimento na educação matemática

Pesquisa sugere investimento na educação matemática

Foto: Divulgação

O mestrando Cristiano Rodolfo Tironi, do  Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática da FURB,  apresenta na próxima terça-feira (18-08), às 8 horas, na sala I 205, Campus I, um seminário intitulado “As contribuições do laboratório de educação matemática Isaac Newton para o ensino de matemática na educação básica na perspectiva da etnomatemática”. A pesquisa foi orientada  pela Profa. Dra.  Vera Lúcia de Souza e Silva.
 
Os objetivos da pesquisa foram: identificar e analisar as contribuições do Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton-LEMIN para o ensino da Matemática nos dizeres de professores e gestores envolvidos com o LEMIN; analisar as concepções sobre o LEMIN dos professores e gestores da rede municipal de ensino de Massaranduba-SC e identificar e analisar as limitações e avanços das atividades desenvolvidas pelo LEMIN.
 
Metodologia
O autor utilizou como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com cinco professores envolvidos com o LEMIN e três gestores da rede municipal de ensino do Município de Massaranduba-SC.Como metodologia da análise dos dados utilizamos a investigação narrativa. Os resultadosrevelaram que as atividades e projetos desenvolvidos pelo LEMIN contribuem para um ensino de matemática significativo, criativo, que aproxima a realidade do dia-a-dia com a realidade escolar, incentivando o resgate cultural e o exercício da cidadania. Além disso, ficou evidente pelos resultados que o LEMIN é um ambiente apreciado pelos estudantes, pois incentiva e valoriza as diversas “matemáticas” presentes no cotidiano. Tais análises revelam também que o LEMIN precisa ampliar a oferta de vagas para que mais estudantes possam participar de suas atividades, além de uma abrangência maior de atuação, contemplando todos os anos do ensino fundamental.
 
Perspectivas
A pesquisa aponta para a necessidade de expandir os investimentos na formação continuada dos professores da região, utilizando os recursos do LEMIN. Como produto educacional resultante desta investigação, ampliamos e aperfeiçoamos o site do LEMIN (www.leminsc.com.br) como fonte de consulta, pesquisa e referência de recurso pedagógico para planejamento de aulas de matemática que pode ser utilizado por professores da educação básica. Além disso, o site pode contribuir como recurso de consulta na formação continuada de professores.