Dissertação aborda os conceitos sobre sociedades indígenas

Dissertação aborda os conceitos sobre sociedades indígenas

Foto: Divulgação

O mestrando Everton Leandro Chiodini, do Programa de Pós-Graduação em Educação, é o autor do trabalho “A construção de conceitos por estudantes, em aulas de história, no estudo das sociedades indígenas catarinenses”.
 
Ele defende a dissertação nesta terça-feira, dia 25, às 9 horas, na sala I-205.
 
A Banca Examinadora é composta pelo Presidente, Prof. Dr. Edson Schroeder (FURB); Profa. Dra. Cirlei Marieta de Sena Corrêa (Univali); Profa. Dra. Daniela Tomio (FURB); Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Esta dissertação apresenta uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa de Processos de Ensinar e Aprender do PPGE/ME da Universidade Regional de Blumenau.
 
A pesquisa trata da construção/formação de conceitos científicos por crianças do quinto ano, dos anos iniciais de uma escola pública da rede estadual da cidade de Presidente Getúlio.
 
Definiu-se como objetivo geral compreender o processo de construção de conceitos científicos por estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, no estudo dos primeiros habitantes de Santa Catarina, a partir da disciplina de História.
 
Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo-se como instrumento de gerar dados a observação sistemática com uso de fotografia, gravações em vídeo, uma entrevista com a professora, um exercício inicial e final e as produções escolares das crianças.
 
Como aporte teórico utilizamos a teoria Histórico-Cultural, apoiados em Vigotski. A análise microgenética foi utilizada como abordagem metodológica a partir das categorias: os conceitos espontâneos dos estudantes; os processos interativos entre professora, estudantes e os conteúdos; e os conceitos científicos desenvolvidos.
 
Os resultados nos mostram uma diversidade conceitual sobre os indígenas por parte das crianças.