Reitor elogia a cooperação de pesquisadores em Educação

Reitor elogia a cooperação de pesquisadores em Educação

Foto: Michel Ivon Imme Sabbagh

Ao abrir hoje (dia 27) o 13º. Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/Univille/Univali, o reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado elogiou a iniciativa e a considerou rara, no Brasil, por buscar “a parceria, a cooperação, a integração, para fortalecer e qualificar os programas de pós-graduação em Educação de instituições semelhantes, ainda mais nestes tempos difíceis da universidade brasileira, em especial na questão dos cortes nos financiamentos”, por conta do chamado ajuste fiscal da União.
 
Para Natel, que abriu o evento em nome, também, dos Reitores da Univali (Mário dos Santos) e da Univille (Sandra Furlan), “o diálogo das IES é o melhor caminho e o essencial neste momento; e o expressivo número de professores e alunos de pós, nesse simpósio, é revelador do sucesso desse esforço que busca pensar as universidades, suas práticas e seus programas, também integrando temas importantes como inovação, sustentabilidade e internacionalização das instituições parceiras”.
 
Integraram a mesa de autoridades, ainda, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Alexander Christian Vibrans; a diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Rita Buzzi Rausch; as coordenadoras dos programas de pós-graduação das três IES (Maristela Pereira Fritzen-FURB, também coordenadora geral do simpósio; Márcia Hobold –Univille; e Verônica Gesser – Univali); e a professora Daniela Tomio (FURB), da Comissão Organizadora.
 
Após os discursos de boas vindas, ocorreu o momento cultural protagonizado por três alunas da quarta fase do curso de Música da FURB (Beatriz, Lisandra e Samantha), que arrancaram efusivos aplausos da platéia, com as músicas “Coração Civil”, “Esperando na Janela” e uma canção da alemã Helene Fischer.
 
Na sequência, teve início a conferência ministrada pela Professora Dra. Salma Tannus Muchail (PUC-SP), que mudou o tema previamente anunciado para “A Filosofia Hoje”, justificando a pertinência do novo enfoque. Ao seu lado, como mediador, o amigo de longa data Celso Kraemer, também doutor pela PUC-SP, professor no Mestrado em Educação da FURB e diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC).
 
O evento prossegue à tarde com a apresentação de 41 sessões orais.