FURB presente no 66º Congresso Nacional de Botânica

FURB presente no 66º Congresso Nacional de Botânica

Foto: Divulgação

Alunos do curso de Ciências Biológicas da FURB estiveram presentes no 66º Congresso Nacional de Botânica, evento que ocorreu de 25 a 30 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos, São Paulo. Considerado um dos importantes e tradicionais eventos científicos do Brasil, a edição deste ano teve como tema principal “A botânica em transformação”.

O grupo da FURB apresentou ao todo 13 trabalhos das mais diversas áreas da botânica, desde ensino até biologia molecular. Além desta participação, a Universidade foi representada com uma atividade extra. O professor André Luís de Gasper, Curador do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein – o Herbário da FURB -, juntamente com a colega Ana Odete Santos Vieira, editaram uma edição especial dos herbários do Brasil.

O documento contém informações atualizadas herbários do Brasil. “Estão aqui apresentados, não todos, mas 60% dos herbários ativos na RBH (117 herbários), de todas as regiões do país e quase todos os estados. Estão representados dos herbários mais antigos no país ao mais novo na RBH, consequentemente, nossos maiores acervos e aqueles que estão iniciando o desenvolvimento de suas coleções”, diz a apresentação da edição especial.
Sobre o Herbário da FURB, são quatro páginas de informações.

No texto, o professor Gasper diz que o espaço tem atualmente cerca de 50.000 registros de plantas vasculares e detém a maior coleção de licófitas e samambaias no Sul do Brasil, com mais de 8.000 registros. Mais de 15.000 imagens digitalizadas de 4.436 espécies estão disponíveis online, e espera-se que toda a coleção esteja digitalizada em menos de um ano. Todas as coletas do Inventário Florístico Floresta de Santa Catarina estão registradas no FURB, o que representa quase 35.000 espécimes. Há seis espécimes tipo entre eles: um holótipo, um isótopo e quatro parátipos. Até o presente, o herbário FURB doou 19.521 duplicados de herbário para a identificação ou a expansão de outros herbários.

O documento contém cerca de 500 páginas. Clique aqui e conheça mais sobre os herbários do Brasil.