FURB engajada no Dia Nacional de Mobilização contra o Zika

FURB engajada no Dia Nacional de Mobilização contra o Zika

Foto: Divulgação

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) aderiu às ações do Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Aedes Aegypti e Contra o Zika. Nesta sexta-feira (19 de fevereiro), a Universidade está repassando orientações a todos os servidores e acadêmicos visando conscientizar e mobilizar para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zica.

A mobilização desta sexta-feira dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zica, firmando no início do mês entre o Ministério da Educação, demais representantes do governo federal, estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

Alguns dados
Só este ano, até o dia 23 de janeiro, foram notificados 73.872 casos de dengue no país. No mesmo período no ano passado, foram 49.857 casos, aumento de 48%. A situação é ainda mais preocupante quando se leva em conta que 2015 já foi recordista em casos de dengue: 1,6 milhão de casos no ano todo, maior número desde que começaram os registros, em 1990.

O vírus da zika, que passou a ter transmissão local no Brasil em abril de 2015, já existe em 22 unidades da federação. A preocupação maior, no caso desse vírus, é a associação provável com o aumento de casos de microcefalia no país. Segundo boletim divulgado nesta sexta, já existem 5.079 notificações de suspeita de microcefalia no país.