Reitor eleito da UFSC visita FURB e alinha parcerias

Reitor eleito da UFSC visita FURB e alinha parcerias

Foto: Divulgação

Aproximar a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), afinando parcerias e intercâmbios permanentes. Este foi um dos objetivos da visita do reitor eleito da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo à FURB no final da tarde desta segunda-feira (18 de abril).

A convite do reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, Cancellier trouxe uma comitiva formada por professores e alunos para conhecer Blumenau. O grupo também visitou o prefeito Napoleão Bernardes e empresários.

Na FURB, Cancellier foi recepcionado pelo reitor, pró-reitores, diretores de Centro e representante do DCE. Ele falou da importância em aproximar as duas instituições. “A UFSC é um espelho da FURB. Não queremos competir com a FURB, porque nossas demandas são comuns. Queremos restabelecer parcerias e alinhar nosso papel educacional”, disse.

O diretor do Campus da UFSC em Blumenau, João Luiz Martins, também comentou sobre a importância que a FURB tem na cidade e na região. “Nos questionávamos sobre o porque que a região do Vale do Itajaí ama tanto a FURB. Agora entendemos a dimensão disso. E, no que depender da gente, este processo de cooperação e parceria vai aumentar ainda mais”, disse.


Martins fez o comentário após assistir a uma rápida apresentação feita pelo reitor da FURB, sobre o processo de implantação da Universidade, a contribuição da comunidade regional neste movimento e a atual situação da Instituição.

Um dos temas que foi abordado na conversa foi o processo de federalização da FURB. Cancellier lembrou que ele integrava o Conselho Universitário da UFSC no período em que a discussão sobre o assunto avançava, no decorrer de 2011. Foi naquele ano, que o governo federal anunciou a implantação de um campus da UFSC em Blumenau, em detrimento à federalização.

Durante a visita, o reitor da FURB entregou uma carta parabenizando Cancellier pela eleição. Até o dia 10 de maio, data em que está marcada a posse, Cancellier vai percorrer várias cidades a fim de aproximar as relações com os municípios onde a UFSC tem campus instalado.