Alunos da ETEVI visitam aldeia em José Boiteux

Alunos da ETEVI visitam aldeia em José Boiteux

Foto: Divulgação/ETEVI

Integração e vivência. Foi visando estes dois principais pilares que cerca de 50 alunos da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) visitaram a aldeia Coqueiro Laklãnõ/Xokleng – uma das nove aldeias localizadas no município de José Boiteux, Alto Vale do Itajaí.

A visita ocorreu no sábado, dia 16 de abril, em uma atividade que integra o currículo transversal da Escola, englobando as disciplinas de Sociologia, História e Geografia.
Durante todo o sábado, o grupo de estudantes participou de atividades e debates sobre Direitos Humanos da Diversidade, visitou e entendeu a importância e o papel do impacto ambiental da barragem de contenção de cheias – a Barragem Norte –, além de conhecer o projeto de acolhimento com atividades de alimentação saudável desenvolvido pela aldeia.

“Fomos a primeira escola da região a participar deste projeto, o que serviu como exemplo e incentivo para os alunos da ETEVI”, comentou a professora Marilú Antunes da Silva, professora de Sociologia da escola e quem acompanhou o grupo na visita.

Os dois pilares mencionados no início do texto se disseminaram ao longo da visita. A
integração foi dupla: entre os próprios alunos e entre a comunidade indígena. A vivência foi algo marcante. “Muitas vezes, temos uma visão distorcida da realidade. E esta atividade proporciona o conhecimento real daquilo que a Escola busca passar para os alunos: formação da cidadania”, comentou o diretor da ETEVI, Manoel José Fonseca Focha. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o cacique que falou sobre o processo eleitoral na aldeia e os direitos políticos dos índios.

A professora Marilu recorda que este projeto existe há cerca de 10 anos na Escola. E, a pelo menos três anos, o trabalho é direcionado às ações com os povos indígenas. Em 2016, a visita coincidiu com a semana em que se comemora o Dia do Índio (19 de abril).

Clique aqui e conheça mais a ETEVI.