Dissertação avalia desempenho financeiro de organizações

Dissertação avalia desempenho financeiro de organizações

Foto: Divulgação

O mestrando Pablo Luis Corrêa, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende a sua dissertação nesta terça-feira, dia 21, a partir das 14 horas, na sala D-401 (campus 1).
 
O trabalho acadêmico tem como título “Desempenho financeiro das organizações pertencentes ao índice de sustentabilidade empresarial da BM&FBovespa e do índice de sustentabilidade Dow Jones Emerging Markets”.
 
A Banca de Avaliação é composta pela Presidente, Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisotto (FURB), tendo como titulares a Profa. Dra. Adriana Kroenke – (FURB); Prof. Dr. Celso Machado Júnior (FMU); Suplente Prof. Dr. Giancarlo Gomes (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Índices de sustentabilidade empresarial são índices que contemplam as organizações de capital aberto com melhores notas em sustentabilidade. Tais índices auxiliam investidores em tomadas de decisões, trazem transparência de informações ao mercado e enriquecem a imagem da organização.
 
O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a relação do desempenho financeiro das organizações pertencentes ao índice de sustentabilidade empresarial da BM&FBovespa, com o desempenho financeiro das organizações pertencentes ao Dow Jones Sustentability Index Emerging Markets.
 
Os índices de sustentabilidade tem sido utilizados por diversos stakeholders, como investidores, governos, clientes, fornecedores e comunidade em geral. Diversos trabalhos relatam em análises comparativas o desempenho financeiro de organizações consideradas sustentáveis e de organizações convencionais, contudo, o comparativo do desempenho financeiro de organizações pertencentes ao índice de sustentabilidade empresarial da BM&FBovespa e do Dow Jones Sustentability Index Emerging Markets não foram encontrados até o momento desta pesquisa.
 
Desta maneira, acredita-se que esta seja uma contribuição pioneira para pesquisadores, investidores, bolsas de valores, companhias que confeccionam tais índices, além das próprias empresas, comunidade, entre outros stakeholders.
 
A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi secundária, pois foram utilizados indicadores financeiros das empresas que foram coletados por meio do software Bloomberg. Os indicadores utilizados foram: total do ativo, receita operacional líquida, lucro antes dos impostos, margem de lucratividade, retorno sobre o patrimônio líquido (return on equity), retorno sobre o ativo total (return on asset), endividamento (total da dívida/total dos ativos), capital social e o custo médio ponderado de capital. As análises utilizadas foram o teste de médias teste-t e o teste de variâncias ANOVA.
 
O grupo de companhias pertencentes ao DJSIEM apresentou melhor desempenho quanto ao retorno sobre o ativo total, lucro antes dos impostos,  retorno sobre o patrimônio líquido, margem de lucratividade, dívida sobre o ativo e o custo médio ponderado de capital.
 
Contudo, não se pode comprovar que tal afirmação devido à não significância dos resultados identificada na maioria dos indicadores avaliados. Pois no teste t realizado, oito dos nove indicadores avaliados apresentaram não homogeneidade de diferenças, o que significa que os grupos não são diferentes. Apenas o custo médio ponderado de capital apresentou significância confiável no teste t. Tal indicador representa melhor desempenho das organizações pertencentes ao DJSIEM.
 
Já no teste ANOVA, as variáveis custo médio ponderado de capital e a representação da dívida sobre o ativo foram os indicadores que se mostraram confiáveis. E novamente o grupo de organizações do DJSIEM foi o que apresentou melhor desempenho.